Mundo

Mais 917 migrantes chegam à ilha italiana de Lampedusa

epa09187028 One of the two boats with a total of 415 migrants on board, in Lampedusa, Italy, 09 May 2021. The first wooden boat of 20 meters length, with 325 people on board, was intercepted eight miles off Lampedusa and the second one five miles off the coast and escorted by a security forces patrol boat to Favaloro Pier. On board were 90 migrants of different nationalities, 83 men, 6 women and a newborn baby. EPA/ANSA EPA

O último a chegar foi um barco de pesca com 398 pessoas, incluindo 24 mulheres e seis crianças.

Um total de 917 migrantes chegaram à pequena ilha de Lampedusa, no norte da Itália, em várias barcaças durante a noite e no início desta manhã.

O último a chegar foi um barco de pesca com 398 pessoas, incluindo 24 mulheres e seis crianças, que foram acompanhadas por uma lancha desde a Capitania dos Portos até ao cais de Favarolo, local onde desembarcaram cerca das 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa).

Outra barcaça de madeira, com 325 pessoas, foi intercetada durante a noite pela Guarda Costeira italiana a oito milhas da ilha e conduzida para o porto de Lampedusa, e uma segunda foi localizada a cinco milhas da costa com 90 migrantes de várias nacionalidades, 83 homens e seis mulheres, segundo na imprensa italiana.

Nas primeiras horas da manhã, outro barco com 98 pessoas, a maior parte do Bangladesh, e um pequeno barco com 16 tunisianos também chegaram ao porto de Lampedusa, considerada a porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo.

Os migrantes foram testados para o novo coronavírus e conduzidos para o centro de receção da ilha, que tem capacidade para apenas cerca de 200 pessoas.

Atualmente não há navios humanitários no Mediterrâneo Central, embora se preveja que o Alan Kurdi, da ONG alemã Sea Eye, chegue à área nas próximas horas.

Este ano mais de 11 mil migrantes chegaram a território italiano, o triplo do mesmo período do ano passado.