Desporto

Benfica vence em Guimarães com dois golos de Seferovic. Vitória falha Europa

Miguel Pereira/Global Imagens

Vimaranenses lutavam pelo sexto lugar, mas falharam o acesso à Liga Conferência Europa. Veja os golos.

O Benfica venceu, esta quarta-feira, o Vitória de Guimarães por 3-1, com dois golos de Seferovic e um de Everton. Jorge Fernandes reduziu para os vimaranenses. Com este resultado, o Vitória falha o acesso à Liga Conferência Europa - que pertence ao Santa Clara - e termina a época no sétimo lugar.

Noutras lutas, com os dois golos marcados esta noite, Seferovic obriga Pote a marcar três frente ao Marítimo. Caso contrário, o suíço é coroado melhor marcador do campeonato.

Nos encarnados, destaque para a titularidade de Morato, jovem defesa central do Benfica com que Jesus já disse contar "para o ano". Nos vimaranenses, Bruno Varela foi baixa de última hora após uma rotura grave numa coxa e viu Trmal assumir a baliza.

A precisar de, pelo menos, não perder para garantir uma vaga europeia, os vimaranenses apostaram desde cedo no ataque e testaram os três defesas centrais encarnados. Para um destes, o teste acabou mais cedo: aos 22', Lucas Veríssimo saiu lesionado e pode ter ficado fora da final da Taça de Portugal. Vertonghen rendeu-o.

Até aí, os encarnados tinham controlado a posse de bola e estavam muito mais rematadores, mas nem Seferovic - a lutar pelo título de melhor marcador - nem Darwin tinham conseguido acertar com a baliza.

A ineficácia manteve-se até ao intervalo e, depois de 45 minutos de jogo, ainda não havia golos. Tudo mudou dois minutos e meio depois do início da segunda parte.

Nuno Tavares deu a bola a Darwin e o uruguaio, a partir do lado esquerdo, cruzou rasteiro para a entrada de Seferovic, que fez o 21.º golo na Liga.

De pé quente e a destacar-se na corrida ao título de melhor marcador da Primeira Liga - que disputa com Pote - o suíço fez o 22.º golo no campeonato à passagem do minuto 58, quando cabeceou após um pontapé de canto.

A perder por dois golos, os vimaranenses voltaram a colocar o pé no acelerador e, também de pontapé de canto, reduziram a desvantagem. Jorge Fernandes, ao segundo poste, cabeceou para o 2-1.

O Benfica revelava, uma vez mais, dificuldades em segurar uma vantagem. Os vimaranenses tomaram o controlo do jogo e viram mesmo Lyle Foster, que entrentanto entrara no jogo, fazer o que poderia ter sido o golo do empate, não estivesse fora de jogo.

No meio de tanto ímpeto, o Vitória acabaria por descurar a defesa e isso revelou-se fatal. Everton surgiu em velocidade e, à saída de Trmal, atirou a contar para o 3-1 aos 90+1'.

Onze do Vitória de Guimarães: Trmal, Sacko, Mumin, Jorge Fernandes, Sílvio, Pepelu, André André, Rochinha, Edwards, Quaresma e Oscar

Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Lucas Veríssimo, Morato, Otamendi, Nuno Tavares, Gabriel, Taarabt, Pedrinho, Darwin e Seferovic

Suplentes do Vitória de Guimarães: Jhonatan, Suliman, Bruno Duarte, Foster, Wakaso, Ouattara, André Almeida, Amaro e Hélder Sá

Suplentes do Benfica: Helton Leite, Grimaldo, Vertonghen, Everton, Chiquinho, Pizzi, Weigl, João Ferreira e Gonçalo Ramos