Mundo

Passados 44 anos, Angola homenageia vítimas do 27 de Maio

Tentativa de golpe de Estado de 27 de maio de 1977 foi violentamente reprimida pelo regime, causando milhares de mortos DR

O ato público vai desenrolar-se em dois momentos, com deposição de flores, um minuto de silêncio em memória das vítimas e entrega de certificados de óbitos a órfãos.

O Governo angolano homenageia esta quinta-feira, pela primeira vez em 44 anos, as vítimas do alegado golpe de 27 de maio de 1977, um dia depois do Presidente de Angola pedir desculpa pelas execuções sumárias.

O ministro da Justiça e Direitos Humanos vai marcar presença na homenagem, juntamente com um representante da Fundação 27 de maio e um antigo membro da Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, bem como duas orfãs de vítimas dos conflitos.

O Presidente angolano, João Lourenço, pediu na quarta-feira desculpas públicas às vítimas da repressão levada a cabo após o suposto golpe, reconhecendo que a resposta do Estado foi desproporcional e levou à morte de inocentes.

Em 27 de maio de 1977, uma alegada tentativa de golpe de Estado que terá sido liderada por Nito Alves - então o ex-ministro do Interior desde a independência (11 de novembro de 1975) até outubro de 1976 -- foi violentamente reprimida pelo regime de Agostinho Neto, causando milhares de mortos.

Lusa