Sociedade

Onda de calor na Península Ibérica. Previsões apontam para temperaturas recorde no final da semana

Vários sites de meteorologia apontam para uma onda de calor na Península Ibérica já no final desta semana Igor Martins / Global Imagens

As temperaturas vão começar a subir na próxima sexta-feira, dia 9.

Vários modelos de previsão meteorológica apontam para uma subida significativa das temperaturas na Península Ibérica já no final desta semana, com os termómetros a poderem atingir os 47°C no vale do Guadalquivir, na Andaluzia, e com uma média de 35°C para o território de Portugal continental.

De acordo com o site de meteorologia Windy, as temperaturas vão começar a subir dia 9, sexta-feira. Sábado será o dia mais quente, com os termómetros a atingirem os 40°C em Beja. As temperaturas voltam a baixar ligeiramente na segunda-feira, dia 12. No dia seguinte sobem novamente e intensificam-se na quarta-feira, dia 14.

O IPMA dá conta da mesma tendência, com o Alentejo a poder atingir os 40 graus no próximo fim de semana. Os números do Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelam um aumento das temperaturas em todo o país a partir de quarta-feira.

Patrícia Marques, do IPMA, explica, em declarações à TSF, que o sol vai aparecer em força, "sem céu nublado e com subida das temperaturas".

"De acordo com o modelo do Centro Europeu, as temperaturas chegam aos 40ºC em Évora e Beja. Dada a distância a que estamos, o que posso garantir é que a temperatura vai chegar perto dos 40ºC", adianta.

Quanto às temperaturas recorde que sites especializados estão a reportar, Patrícia Marques explica que "utilizam um método americano, de acesso livre, que não está calibrado para as nossas latitudes e clima".

Foi esse o método utilizado pelos responsáveis pela página de Facebook Meteo Trás os Montes Portugal, que apontam para temperaturas muito elevadas na Península Ibérica por estes dias.

"Valores na ordem dos 45°C no vale do Guadiana e interior Algarvio, 47°C no vale do Guadalquivir, valores acima dos 40°C em vastas áreas peninsulares e a generalidade do território acima dos 30/35°C", pode ler-se na página.

No entanto, os amantes de meteorologia ressalvam que ainda não há certezas sobre se este cenário vai mesmo concretizar-se, "o que é certo é que, de momento e pelo terceiro dia consecutivo, a tendência para uma canícula intensa se mantém".

Caso as previsões se confirmem, esta onda de calor pode ultrapassar os recordes de calor registados em Portugal (47.3°C em 2003), Espanha (48°C em 1995) e Marrocos (49.6°C em 2012).