Desporto

Portimonense gela a Luz. Benfica sofre primeira derrota na Liga

Portimonense players celebrate after scoring during the First League soccer match between SL Benfica and Portimonense 03 october 2021 at the Luz stadium in Lisbon. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA LUSA

Lucas Possignolo marcou o único golo do jogo, aos 66 minutos. Veja o lance.

O Benfica sofreu este domingo a primeira derrota no campeonato. O Portimonense foi à Luz bater as águias por 1-0, com um golo apontado por Lucas Possignolo, aos 66 minutos.

Quase 600 dias depois, a Luz voltou a encher-se de adeptos para assistir a um jogo da I Liga. O invicto Benfica procurava a oitava vitória na prova frente a um surpreendente Portimonense.

Jorge Jesus pediu foco no campeonato depois da euforia causada pela vitória categórica sobre o Barcelona para a Champions. Para este jogo da oitava jornada, o treinador encarnado fez apenas uma alteração, colocando Gilberto no lugar do lesionado Lazaro.

Com muito entusiasmo nas bancadas, o jogo começou com o Benfica a tentar impor o seu jogo, mas os algarvios equilibravam a partida. Aos nove minutos, Aylton apareceu isolado, entrou na área, mas a defensiva encarnada cortou a bola. Porém, o avançado do Portimonense estava em posição irregular no início da jogada.

Jorge Jesus tinha avisado para a qualidade defensiva da formação orientada por Paulo Sérgio e, por isso, o Benfica estava com muitas dificuldades em criar perigo junto à área forasteira.

A primeira grande oportunidade do Benfica só apareceu aos 23 minutos. Grimaldo fugiu pelo flanco esquerdo, fez um bom cruzamento e, na pequena área, Yaremchuk rematou à figura de Samuel Portugal. O guardião do Portimonense fez uma defesa por instinto.

O Portimonense só conseguiu responder para lá da meia hora de jogo. Aylton teve espaço e rematou para uma defesa vistosa de Vlachodimos.

O Benfica mantinha-se no ataque e, aos 37 minutos, beneficiou de um livre direto em zona frontal. Grimaldo, de pé esquerdo, fez Samuel esticar-se e desviar a bola para canto. Ainda se gritou golo.

Nas bancadas, à medida que o intervalo se aproxiamava, sentia-se alguma ansiedade perante várias oportunidades que o Benfica foi criando junto à baliza adversária. No entanto, o resultado foi mesmo para o intervalo a zero.

Na segunda parte, o Benfica entrou com o objetivo de desfazer o nulo e, logo aos sete minutos, a bola entrou na baliza do Portimonense. Apesar dos festejos de um autogolo do guardião Samuel Portugal, o lance foi invalidado por fora de jogo de Yaremchuk durante a jogada.

Quem inaugurou o marcador foi, no entanto, os algarvios. Aos 66 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Lucas Possignolo cabeceou entre os jogadores encarnados e bateu Vlachodimos.

Com vantagem no marcador, a equipa algarvia recuou no terreno e o Benfica fez uma enorme pressão, criando várias oportunidades. O Portimonense limitava-se a defender.

A poucos minutos do tempo regulamentar, Lucas Veríssimo criou a melhor oportunidade, na sequência de um cabeceamento, que saiu a centímetros. Nesta fase do jogo, o Benfica jogava com muita ansiedade.

Onze do Benfica: Odysseas; Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Gilberto, Weigl, João Mário e Grimaldo; Rafa, Darwin e Yaremchuk.

Suplentes: Hélton, Everton, Meite, Pizzi, Radonjic, Gil Dias, André Almeida, Taarabt e Gonçalo Ramos.

Onze do Portimonense: Samuel Portugal; Moufi, Possignolo, Pedrão e Fali Candé; Willyan, Pedro Sá e Lucas Fernandes; Carlinhos, Aylton e Fabrício.

Suplentes: Payam, Anderson, Luquinha, Relvas, Aponza, Angulo, Renato Júnior e Marcus.