Desporto

"Canto à Sporting" bate Vitória SC e cola leões ao FC Porto

Patrícia de Melo Moreira/AFP

Veja o golo. Leões conseguiram a quinta vitória seguida no campeonato e somam agora 26 pontos.

O Sporting venceu este sábado o Vitória SC por 1-0 e igualou o FC Porto no topo da tabela da I Liga. Os leões têm agora 26 pontos, os mesmos que os dragões. O golo leonino surgiu de um pontapé de canto trabalhado e que Coates concluiu da melhor forma.

Logo aos cinco minutos, Bruno Varela aqueceu as luvas. Cruzamento de Paulinho na esquerda, Hélder Sá falhou o lance e Pote rematou para uma grande defesa do guardião. Mas Adán não ficou a rir-se. Aos 12', Händel disparou de fora da área e o guarda-redes espanhol teve de salvar os leões.

Mas o suspeito do costume - que renovou esta semana com o Sporting - acabaria por deixar marca, embora não tenha valido. Matheus Reis combinou Sarabia e o espanhol cruzou para a zona da marca do penálti, onde Pote surgiu a rematar. Fez golo, mas a jogada acabou anulada por fora de jogo.

Alvalade lamentou para, logo depois, celebrar. Sarabia bateu um pontapé de canto a partir do lado esquerdo, Paulinho penteou ao primeiro poste e Coates, de rompante, cabeceou para o fundo das redes. A jogada estudada, que tinha recentemente valido dois golos em Istambul, voltou a fazer estragos.

E ainda haveria mais um golo festejado mas invalidado antes do intervalo. Foi Sarabia o apanhado em fora de jogo. A segunda parte abriria com uma excelente oportunidade para Matheus Nunes que, após cruzamento da direita, apareceu sozinho junto ao segundo poste. Tentou rematar de primeira e acabou por falhar a baliza.

O Vitória conseguiu criar perigo aos 69', quando Marcus Edwards tentou o drible dentro da grande área sportinguista e a bola acabou por escapar-lhe. Sobrou para Helder Sá, que na recarga, mesmo no coração da área, rematou por cima.

Aos 76' foi mesmo Feddal quem teve de salvar o Sporting após um cruzamento de Edwards a partir do lado esquerdo do ataque vimaranense. A bola embrulhou-se entre Adán e Estupiñan e, quando já se aproximava da linha de golo, apareceu o marroquino para evitar o empate.

Para ajudar a defender, Rúben Amorim escolheu abdicar de Pote e lançou Ugarte. Resultou, porque o 1-0 foi mesmo suficiente para os três pontos ficarem em Alvalade.

Onze do Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Feddal, Coates, Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis, Pote, Sarabia e Paulinho

Onze do Vitória SC: Bruno Varela, Hélder Ferreira, Borevkovic, Mumin, João Ferreira, Händel, Tiago Silva, André André, Rochinha, Edwards e Bruno Duarte

Suplentes do Sporting: Virgínia, Tabata, Jovane, Nuno Santos, Neto, Ugarte, Rúben Vinagre, Esgaio e Bragança

Suplentes do Vitória SC: Trmal, Quaresma, Rúben Lameiras, Sacko, Estupiñan, Alfa, André Almeida e Janvier