Moneris Visão de Futuro

Perspetivas futuras para Fusões e Aquisições

DR

É provável que venhamos a assistir a um crescimento no número de transações focadas na diversificação de negócios ou de setores de atividade e com propósito de obtenção de maior e melhor robustez a diferentes níveis.

O processo de fusões e aquisições corresponde a uma potencial transação entre os detentores do capital das empresas e potenciais investidores, compreendendo uma diversidade de atividades que envolvem estratégia, avaliação, negociação e combinação de ativos corporativos com o intuito de preservar e aumentar o valor do negócio.

Fusões são operações económicas que agrupam duas ou mais empresas originando uma nova. Aquisições são a compra de uma empresa por outra empresa. Em ambos os casos, ocorre uma integração de operações, organização, estratégia e controlo do capital.

Transacionar uma empresa é um processo complexo que tende a consumir muito tempo e recursos humanos especializados para que o desfecho do negócio tenha as melhores condições.

O mercado internacional de fusões e aquisições tem apresentado uma performance assinalável nos últimos anos, catapultado, também, por um comportamento positivo dos mercados bolsistas, não sendo exceção o mercado português, que assistiu a algumas transações de relevante dimensão à escala nacional e em diferentes setores de atividade.

De notar que, em Portugal, os processos de fusões e aquisições representam hoje, e cada vez mais, uma alternativa estratégica de crescimento habitual, também, entre as PME portuguesas.

Em 2020, porém, com o desenvolvimento da atual crise pandémica, assistiu-se a uma queda significativa do número de transações.

No entanto, no segundo semestre o mercado reagiu e, imprevisivelmente, deu sinais claros de recuperação, no âmbito e face ao atual contexto. Empresários, gestores e empresas tendem a ser mais resilientes, por forma a estarem melhor capacitados para resistir a crises e incertezas futuras.

Assim, é provável que venhamos a assistir a um crescimento no número de transações, focadas na diversificação de negócios ou de setores de atividade, e com propósito de obtenção de maior e melhor robustez a diferentes níveis.

Importante reter que as partes envolvidas em processos transacionais devem neste contexto agir com prudência, critério e reflexão, para que a tomada de decisão seja assertiva e não precipitada. Para isso, uma boa estratégia e avaliação dos impactos será fundamental.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

João Nunes (moneris)