Mundo

Não havia tantos novos casos de Covid-19 na China desde há quatro meses

Dois terços (87) são infeções ocorridas na comunidade EPA

Em território chinês foram registados 140 casos em 24 horas.

Há quatro meses que não havia tantos novos casos de Covid-19 na China: foram registados 140 em apenas 24 horas. De entre estes, dois terços (87) são infeções ocorridas na comunidade.

A maioria foi registada na cidade de Xian, na província de Shanxi, no nordeste do país, a mais de mil quilómetros da capital, Pequim. Nessa região, mais de 13 milhões de pessoas estão ainda confinadas.

Apenas uma pessoa de cada habitação pode sair a cada dois dias para fazer as compras de bens essenciais, tendo para isso de pedir autorização. Xian registou 330 casos sintomáticos de transmissão local desde a notificação do primeiro contágio a 9 de dezembro de 2021, um número pequeno em comparação com os focos da doença em outros países.

A China reduziu o número de casos ao mínimo graças a uma estratégia "zero Covid" que incluiu restrições nas fronteiras, quarentenas e confinamentos, mas os contágios aumentaram nas últimas semanas. A China reportou 100.871 casos sintomáticos e menos de cinco mil mortes desde que o vírus foi detetado na cidade de Wuhan no fim de 2019.

O agravamento da pandemia acontece a pouco mais de um mês dos Jogos de Inverno, que devem começar em Pequim, no dia 4 de fevereiro.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19