Destaques

"Transição energética: oportunidades e desafios para Portugal"

O país precisa de descarbonizar o setor dos transportes, combater a pobreza energética da população e a baixa eficiência energética dos edifícios.

Portugal, as empresas e os particulares estão preparados para enfrentar o objetivo de limitar o aquecimento global definido no Acordo de Paris? O processo está em curso e com boas indicações, mas é urgente encontrar e discutir as novas opções energéticas. O país precisa de descarbonizar o setor dos transportes, combater a pobreza energética da população e a baixa eficiência energética dos edifícios.

Pedro Furtado, em representação da REN, entidade responsável pela gestão do Sistema Nacional Elétrico e de Gás Natural, Pedro Vinagre, administrador da EDP Comercial, e Luís Monteiro, responsável pelo desenvolvimento de novas soluções para climatização e águas quentes da Bosch Portugal, foram os protagonistas de uma iniciativa onde ficou clara a necessidade de fazer e discutir a transição energética rumo ao novo conceito renovável, deixando para trás o atual sistema energético quase todo dependente de combustíveis fósseis.