O Sporting inaugurou o marcador por Sarabia, mas Taremi e Evanilson assinaram a reviravolta portista em Alvalade. Veja os golos.
O FC Porto venceu esta quarta-feira o Sporting em Alvalade por 2-1, numa reviravolta construída na segunda parte do encontro. Com este resultado, os dragões ficam com uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão.
No primeiro jogo das meias-finais da Taça de Portugal, o Estádio de Alvalade encheu para o clássico escaldante entre Sporting e FC Porto. A partida começou sob um ambiente frenético nas bancadas, mas antes do apito inicial, houve um momento para apelar à paz na Ucrânia. Os ecrãs gigantes mostraram a bandeira ucraniana, tal como a equipa de arbitragem, que entrou com t-shirts brancas onde se lia "Paz".
Nos minutos iniciais, o jogo foi interrompido pelo árbitro Artur Soares Dias logo aos cinco minutos porque os adeptos nas bancadas junto à baliza de Adán arremessaram pirotecnia para o relvado, o que provocou uma enorme coluna de fumo.
Nos primeiros 20 minutos, ambas as equipas procuram a profundidade, mas ambas as defesas mostravam-se concentradas, não deixando os avançados chegar à área. O jogo estava muito focado no meio campo.
Só aos 23 minutos é que o Sporting criou perigo junto à baliza portista. Numa jogada pelo flanco direito, Paulinho tirou Zaidu do caminho e centrou para área. Mbemba aliviou para a meia-lua e Matheus Nunes, de pé esquerdo, rematou de primeira, com a bola a passar muito próxima do poste da baliza azul e branca.
O jogo tornou-se muito tático, mas o Sporting teve maior posse de bola e criou vários lances de perigo, pecando, contudo, na finalização. O nulo manteve-se até ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting inaugurou o marcador logo no quarto minuto. Num lance estudado, Porro trocou as voltas à defensiva azul e branca e assistiu Sarabia. De pé esquerdo, o espanhol marcou um grande golo em Alvalade, inaugurando o marcador.
Aos 59 minutos, Evanilson foi carregado em falta na área do Sporting e o árbitro Artur Soares Dias assinalou a grande penalidade. Da marca dos onze metros, Taremi rematou ao poste e bola entrou, empatando o encontro.
Quatro minutos depois, os dragões colocaram-se na frente do marcador. Num lance aparentemente controlado pela defesa leonina, João Mário insistiu no flanco direito, conquistou a bola e cruzou para Taremi. O iraniano, com um toque subtil de calcanhar, entrega o esférico a Evanilson, que só teve de finalizar, sem qualquer oposição, assinando a reviravolta em Alvalade.
Com a vantagem no marcador, o FC Porto ganhou confiança e o Sporting não conseguiu criar lances de perigo junto à baliza de Marchesín até aos descontos. O guardião argentino tirou o golo do empate a Slimani com uma defesa "in-extremis" em cima da linha de golo.
Onze do Sporting: Adán; Neto, Sebastian Coates, Gonçalo Inácio; Pedro Porro, Matheus Nunes, Manuel Ugarte e Matheus Reis; Sarabia, Paulinho e Nuno Santos
Onze do FC Porto: Marchesín; Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu; Vitinha, Marko Grujic, Matheus Uribe; Fábio Vieira e Evanilson e Taremi.
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Feddal, Tabata, Slimani, Edwards, Esgaio e Bragança
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Pepê, Toni Martínez, Otávio e João Mário.