Sociedade

O balcão que "trata" das reclamações do consumidor de forma gratuita

Photo by Scott Graham on Unsplash

Os Centros de Informação Autárquico ao Consumidor são um serviço gratuito, que existe em todo o país e que não só presta informação como serve de mediador na resolução de conflitos.

Em todo o país existem 89 Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), a Câmara Municipal de Matosinhos foi pioneira e o CIAC funciona desde 1989. Manuela Seabra, coordenadora, diz que a maioria dos pedidos de informação e reclamações são relacionados com o setor das telecomunicações.

"Queixas relacionadas com a realização dos contratos, se for celebrado de forma não correta quando chega a fatura o consumir vem reclamar e pedir informações. As questões das garantias, a compra de um carro ou eletrodoméstico."

Após receber a reclamação o CIAC orienta o consumidor. "Inicialmente aconselhamos sempre o consumidor a fazer uma primeira abordagem junto do comerciante, através do livro de reclamações ou de uma exposição ou forma presencial tentar resolver a situação", explica Manuela Seabra.

Se o problema persistir, o consumidor pode apresentar uma reclamação no Centro de Informação Autárquico, que vai ser mediador. "Automaticamente o CIAC envia um ofício para a empresa, para se pronunciar e se o problema ficar solucionado o processo é arquivado com sucesso. Caso não seja assim, temos o Tribunal Arbitral do Consumo em que será intentada uma ação no tribunal arbitral, depois será agendado um julgamento e haverá uma sentença, que tem o mesmo valor do tribunal de primeira instância."

Os Centros de Informação Autárquico ao Consumidor têm ainda um serviço de apoio ao sobre-endividamento e realizam ações de formação. Todos os serviços são gratuitos.

Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, esta tarde, a Câmara Municipal de Matosinhos realiza uma conferência sobre os serviços mínimos bancários e a rede de apoio ao consumidor endividado.

Rute Fonseca