A manhã desta sexta-feira também ficou marcada pelas declarações de Vladimir Putin ao governo ucraniano, acusando-os de "atrasar" as negociações de paz entre o país e a Rússia.
Na manhã desta sexta-feira, ouviram-se explosões em Lviv. A zona do aeroporto da cidade que, até ao momento, permanecia relativamente a salvo da ofensiva russa, foi alvo de um ataque de mísseis. O enviado especial da TSF à Ucrânia, Pedro Cruz, contou que, inicialmente, se pensou que a base tinha sido atingida por dois mísseis, mas posteriormente a TSF confirmou que foram disparados seis e que apenas quatro caíram na base de Lviv.
Já na capital ucraniana, Kiev, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após fragmentos de um míssil terem caído numa zona residencial. De acordo com os serviços de emergência, citados pela agência Reuters, 12 pessoas foram resgatadas do edifício destruído, um prédio de cinco andares.
A manhã desta sexta-feira foi acidentada em todo o território ucraniano. O ministério da defesa russo confirmou que o Exército do país e os seus aliados separatistas estiveram a combater no centro da cidade de Mariupol.
Com o conflito sem previsões de terminar, Vladimir Putin acusou, esta sexta-feira, Kiev de estar a "atrasar" as negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Durante uma conversa com o chanceler alemão Olaf Scholz, Putin garantiu, no entanto, que Moscovo está pronto para procurar soluções para o conflito.
Francisco Proença Garcia, professor da Universidade Católica e do Instituto de Estudo Militares e vice-coordenador para a área da defesa nacional no Conselho Estratégico Nacional do PSD, foi o convidado do Em Alta Voz desta semana. Durante a entrevista, demonstrou a sua visão sobre as nossas Forças Armadas e as suas capacidades e outros temas.
Esta sexta-feira, também foram revelados os resultados de uma sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN. A intervenção da NATO divide, mas quem a defende quer tropas portuguesas no terreno. As opiniões estão divididas, mas o "não" leva ligeira vantagem: 42% dos inquiridos estão contra uma intervenção direta da NATO, 38% defendem que esta intervenção deve ocorrer.
No desporto, o Benfica conheceu o adversário os quartos de final da Liga dos Campeões. Os encarnados vão defrontar o Liverpool, com a primeira mão da eliminatória a ser disputada entre 5/6 de abril, no Estádio da Luz a segunda mão a 12/13 de abril, em Anfield, em Inglaterra.
Quanto ao caso da condenação de Pedro Frazão, deputado eleito e vice-presidente do Chega, que o obrigava a desmentir publicamente um tweet em que alegava que Francisco Louçã "recebia uma avença" do Banco Espírito Santo, o deputado do Chega recorreu e a defesa de Louçã considerou como um "contorcionismo lamentável". No recurso, a defesa de Frazão desqualifica testemunhas e escuda-se no português para pedir a absolvição.