Mundo

Biden propõe usar bens apreendidos de oligarcas russos para compensar Ucrânia

Joe Biden, Presidente dos EUA Michael Reynolds/EPA

Esta proposta permitiria "transferir os lucros da propriedade cleptocrática perdida da Ucrânia para remediar os danos da agressão russa".

A Casa Branca propôs, esta quinta-feira, usar os bens apreendidos aos oligarcas russos para compensar a Ucrânia pelos danos causados pela invasão do país por Moscovo.

Segundo comunicado do governo norte-americano, isto permitiria "remediar os danos da agressão russa".

A proposta será enviada ao Congresso dos EUA e visa "reforçar" a capacidade da administração Biden para "responsabilizar o governo e os oligarcas russos pela guerra do Presidente Putin contra a Ucrânia".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

Cátia Carmo com AFP