Os adeptos da comida de outros tempos, temperada com a ruralidade dos produtos e confecionada num pote ao lume, têm oportunidade de saborear pitéus únicos em ambiente campestre no quintal do restaurante Ferrugem, em Famalicão.
O sucesso alcançado pela iniciativa "Fogo de Chão e Potes no Quintal" levou o chef Renato Cunha, proprietário do laureado restaurante Ferrugem, um dos expoentes da alta cozinha, a repetir, dois anos volvidos, o ciclo de experiências.
A 2.ª edição arranca dia 7 de maio, de novo em cenário minhoto, às portas de Vila Nova de Famalicão.
A proposta feita por Anabela e Renato Cunha é um mergulho na ruralidade, através da cozinha que remete para a memória de outros tempos.
O casal - ela, arquiteta; ele, chef de renome - desenhou um ciclo de 11 sessões de cozinha ao ar livre, em que o líder e proprietário do restaurante Ferrugem, que nutre grande paixão pelas origens, evidencia a sua reconhecida vertente criativa na arte de bem confecionar pratos simples, de aspeto popular, dando-lhe um sabor mais sofisticado.
Há dois anos que o casal aposta em experiências imersivas na ruralidade, juntando três espaços, cujas funções se complementam: o restaurante Ferrugem e o alojamento local, Casa de Maganhe e Casa Ana Monteiro numa lógica de autossuficiência baseada no produto local, no conhecimento e na cultura.
As experiências, que decorrem entre 7 de maio e 22 de outubro, têm como cenário a Casa Ana Monteiro, uma pequena quinta da família, com uma habitação de arquitetura popular, atualmente destinada à exploração turística, distanciada cerca de 200 metros do restaurante Ferrugem.
A casa possui jardim e horta biológica, bem como excelentes condições para a criação de animais de capoeira.
É um cenário perfeito para servir de palco ao "Fogo no Chão e Potes no Quintal" pela beleza do espaço e pela privacidade proporcionada pela topografia do terreno.
Chefes e produtores de vinho marcam presença
O "#ircomsedeaopote" conta com a participação de alguns chefes convidados e vários produtores de vinhos, alguns dos quais já confirmados: Quinta da Faísca e Adega Casa da Torre; Quinta do Crasto; Quinta das Bágeiras; Quinta de Cottas; Quinta de Ceis; Covela e Soalheiro.
De igual modo, outros produtores nacionais, das mais variadas áreas, com destaque para a "Infusões com História", parceiro oficial, marcam presença neste sugestivo evento gastronómico.
Calendário
As 11 sessões estão agendadas para as seguintes datas: 7 de maio; 21 de maio; 4 de junho; 18 de junho: 9 de julho; 23 de julho; 6 de agosto; 10 de setembro; 24 de setembro; 8 de outubro; 22 de outubro.
Cada edição, com início às 17 horas e final às 22 horas, está limitada a 35 pessoas.
Após a confirmação da participação no evento #ircomsedeaopote, o cliente recebe em casa o ingresso, num estojo com duas prendas, cortesia da "Infusões com História", parceiro oficial de 2022.
Para informações e reservas: +351 932 012 974 ou restaurante@ferrugem.pt