Sociedade

Dia de calor. Temperaturas atingem 36ºC e há risco muito elevado de raios UV

Diana Quintela/Global Imagens (arquivo)

Santarém, com previsão de máxima de 36 graus, é o distrito onde se esperam temperaturas mais elevadas durante esta sexta-feira.

As temperaturas máximas vão atingir os 36 graus em Portugal continental durante esta sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O pico de maior calor é esperado para o distrito de Santarém (36ºC de máxima), seguido de Leiria e Setúbal (35ºC de máxima). Em Lisboa, esperam-se máximas de 34ºC e mínimas de 16ºC e, no Porto, os termómetros podem chegar aos 32ºC.

Além das temperaturas elevadas, a região de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam esta sexta-feira um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

O continente e o arquipélago da Madeira estão esta sexta-feira com risco muito elevado de exposição à radiação UV, com exceção do distrito de Leiria e a ilha da Madeira, que estão com níveis elevados.

O IPMA colocou também as ilhas de São Miguel, Faial e Flores, nos Açores, em risco moderado de exposição à radiação UV.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t'shirt e protetor solar.