O director-geral da Polícia e Guarda Civil espanholas garante que a operação das autoridades portuguesas em Óbidos permitiu eliminar uma «base logística» importante da ETA em Portugal.
O director-geral da Polícia e Guarda Civil espanholas afirmou hoje que a operação das autoridades portuguesas em Óbidos permitiu «eliminar uma base logística fundamental para a organização terrorista ETA em Portugal».
«Quero agradecer muito especialmente aos representantes e Governo de Portugal pela excelente operação desenvolvida nos últimos dias, e que representou uma investigação primeiro e depois a detecção de centenas de quilos de explosivos», disse Francisco Javier Velázquez López.
A operação em Óbidos permitiu «eliminar uma base logística fundamental para a organização terrorista ETA em Portugal», frisou, ao intervir na abertura do 3.º encontro de coordenação do SCEPTYLT (Sistema de Controlo e Protecção de Explosivos para a Prevenção da Luta contra o Terrorismo), em Madrid.
«A colaboração entre as forcas de segurança com Portugal, como aconteceu no passado com França, revela a identidade de interesses e objectivos e a capacidade de intervenção imediata em muitos casos, o que se traduz num decapitar das capacidades da organização terrorista ETA», acrescentou.