O lançamento do vinho Plansel 25 Anos, em edição limitada, e o anúncio de vários projetos em embrião, incluindo a reformulação do enoturismo, que integra uma galeria de arte, assinalaram o primeiro quarto de século do produtor alentejano.
Para assinalar a efeméride e levar Montemor-o-Novo aos grandes palcos vínicos do mundo, a Quinta da Plansel lançou uma edição especial comemorativa de um vinho produzido com os melhores lotes da casa.
O Plansel 25 anos 2017 é elaborado a partir da melhor seleção de seis castas -- Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca, ex-líbris do produtor, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira --, que encontram no Alentejo a sua melhor expressão.
A vindima manual foi feita durante a noite e as uvas fermentaram, lentamente em barricas de 200 quilos durante duas semanas, antes de um estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês e um ano em garrafa.
É um vinho com estrutura, persistência e taninos muito vincados, revelando muito potencial de guarda.
Apresenta aromas a fruta preta, doce de ameixa, algum floral e notas frescas de menta e especiarias, revelando-se ideal para acompanhar assados e pratos substanciais.
Apenas mil garrafas do Planse 5%l 25 Anos 20157 são destinadas a venda com o preço de 99€.
Portefólio variado
No portefólio da empresa liderada desde 1997 com dinamismo e determinação por Dorina Lindemann, continuadora da obra do pai, Jörg Böhm, figuram várias referências.
O Plansel Grande Escolha é produzido só em anos excecionais com Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (30%) e Tinta Barroca (30%).e estagia 24 meses em barricas de carvalho francês.
Revela aromas a frutos silvestres, com notas de especiarias. Final equilibrado com taninos expressivos. É um vinho sedutor.
O Dorina Lindemann Arinto, com notas aromáticas intensas de maçã verde, revela muita frescura e acidez. O estágio decorre em barrica (20%) e os restantes 80% em cubas de inox.
Na mesma linha, o Plansel Verdelho é produzido com uvas de uma parcela especial. Apresenta uma cor citrina, com aromas a alperce e revela boa acidez.
Com mais estrutura, aroma floral algo intenso, equilibrado e poderoso, com notas de fruta madura e alguma compota, o Plansel Touriga Nacional revela um final elegante persistente.
A área da Quinta da Plansel é de 80 hectares, 65 dos quais são ocupados por vinha.
A exportação representa 50 por cento das vendas desta empresa que tem um projeto para reformular o enoturismo, vai lançar novas colheitas e terá, em breve, um site melhorado.