Vida

Balanço de vítimas sobe para 40 mortos

Efeitos do temporal ocorrido na Madeira no sábado Lusa

O balanço de vítimas mortais após as fortes chuvas da Madeira subiu para 40 mortos e mais de 70 feridos. Entretanto, um C-130 com meios de apoio parte este domingo conm destino à Madeira.

O número de mortos na sequência do temporal que se abateu no sábado sobre a ilha da Madeira subiu para 40, indicou o secretário regional dos Assuntos Sociais, que fala em 70 feridos.

Ouvido pela TSF, Francisco Jardim Ramos acrescentou ainda que «qualquer número que se avance agora» relativamente a desaparecidos «não é real, porque há muitas pessoas que estão separadas, mas não estão perdidas, nem mortas, nem feridas».

«Só porque há dificuldades de comunicações, as famílias não sabem onde se encontram. É por isso que é importante começarem a contactar-se ins aos outros para se organizarem e terem o relacionamento familiar o mais organizado possível», acrescentou.

Francisco Jardim Ramos indicou ainda que continuam os trabalhos de «prospecção sobretudo em zonas que têm estado isoladas, nomeadamente o Pomar da Serra e o Sítio da Furna, na Tabua e Curral das Freiras».

«Temos já uma equipa cinotécnica da GNR que está sedeada na Região Autónoma da Madeira e que nos vai prestar esse serviço de busca de pessoas e que será complementada por mais duas equipas que nos foram disponibilizadas pelo ministro da Administração Interna», explicou.

Uma equipa de mergulhadores da Força Especial de Bombeiros Canarinhos, uma equipa cinotécnica da GNR e uma equipa do Instituto Nacional de Medicina Legal partem este domingo a caminho da Madeira a bordo de um C-130.

A bordo deste aparelho, segue uma equipa de cinco elementos do Instituto de Medicina Legal, seis mergulhadores Canarinhos, dois binómios da GNR, 30 elementos da PSP e 400 kg de material da Portugal Telecom.

Francisco Jardim Ramos adiantou ainda que os mergulhadores que vão chegar à Madeira vão actuar na baía do Funchal, para onde poderão ter sido arrastados carros com ocupantes lá dentro.