Mundo

Homem apanhado pelas chamas e comboio cercado. Vídeos que mostram a tragédia dos incêndios em Espanha

This browser does not support the video element.

Um homem ficou ferido com gravidade num incêndio florestal na região Zamora, no noroeste de Espanha. Angel Martin Arjona estava a usar uma retroescavadora para tentar criar um corredor antifogo e evitar que as chamas chegassem à localidade de Tábara, quando o fogo atingiu a máquina, obrigando-o a fugir.

No vídeo captado esta segunda-feira é possível ver o espanhol sair do fogo a correr com as roupas a arder. Foi transportado para o hospital Río Hortega, em Valladolid, com queimaduras graves.

Num outro vídeo amplamente divulgado na imprensa internacional, filmado no mesmo dia e também em Zamora, os passageiros de um comboio que fazia a ligação Madrid-Ferrol olham ansiosos pela janela. A paisagem está a arder.

"Foi assustador perceber o quão rápido se espalhou o fogo", disse à Associated Press Francisco Seoane, que gravou o vídeo. "Num piscar de olhos um arbusto começou a arder. Em segundos." O céu escureceu de repente e o comboio encheu-se de cheiro a fumo, descreveu.

O comboio teve de parar durante algum tempo nos carris e parecia cercado pelas chamas, mas a companhia ferroviária espanhola Renfe assegura que os passageiros nunca estiveram em risco.

Este incêndio obrigou ao corte do comboio de alta velocidade (AVE) Madrid-Galiza entre Zamora e Puebla de Sanabria e a estrada nacional 631, bem como outras estradas secundárias da zona, além de obrigar à evacuação de 14 localidades. Centenas de pessoas tiveram que deixar as suas casas.

Desde o início da onda de calor extremo que atinge Espanha há mais de uma semana, os incêndios já devastaram quase 30 mil hectares de floresta e provocaram a morte a duas pessoas em Zamora, um pastor de 69 anos e um bombeiro.

Carolina Rico