Sociedade

Fogo em Vila Pouca de Aguiar ativo há 48 horas mobiliza 400 bombeiros

Artur Machado/Global Imagens

Não há sinais de acalmia no combate às chamas em Vila Pouca de Aguiar.

O incêndio no concelho de Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) continua ativo, mais de 48 horas depois de ter deflagrado, confirmou à TSF o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real (CDOS).

Estão 400 bombeiros envolvidos no combate ao fogo, apoiados desde o início da manhã por cinco aeronaves, que começou na tarde de quarta-feira, numa zona de mato e pinhal na zona de Revel, freguesia de Tresminas.

As chamas chegaram a ameaçar populações. Em Reboredo, ao cair da noite, os moradores juntaram-se aos bombeiros e aos militares da GNR para tentar proteger a aldeia.

De acordo com a informação disponível às 08h30 no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), está em resolução o incêndio em Mirandela (Bragança), que ainda ocupa 150 opercionais.

O Governo decidiu esta terça-feira que não era necessário voltar a ativar a situação de alerta para responder aos incêndios florestais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um "quadro normal de verão".

Carolina Rico