Sociedade

"Não tem nada a ver." Incêndio em Ourém não está relacionado com fogo de domingo

O fogo em Ourém reacendeu-se André Luís Alves

O incêndio em Ourém mobiliza 307 bombeiros, com a ajuda de 90 veículos e três meios aéreos. O presidente da câmara, Luís Albuquerque, fez questão de sublinhar que o fogo que começou ao início da tarde desta segunda-feira não está relacionado com um outro incêndio que começou no domingo. Esse já está dominado.

"Este incêndio não tem nada a ver com o que deflagrou ontem também com grande intensidade. É um incêndio que deflagrou hoje ao início da tarde, com muita intensidade, e que tem vindo a progredir, neste momento com três frentes ativas. Os meios estão a ser posicionados, a chegar e pensamos que com os meios que estão neste momento no terreno e estão a chegar teremos condições para circunscrever o incêndio, mas tudo isto obviamente depende muito das condições climatéricas, nomeadamente o vento que se faz sentir. Neste momento é muito incerto estar a fazer qualquer tipo de previsão", explicou à TSF Luís Albuquerque.

O fogo, que começou na freguesia de Matas e Cercal, está agora a ir em direção à freguesia de Urqueira, mas o autarca garante que não há povoações em risco. Por segurança, 11 pessoas já foram retiradas.

As chamas estão a consumir pinhal, eucalipto e mato.

Cátia Carmo