Desporto

Galeno acaba o que Evanilson começou. FC Porto vence clássico e deixa Sporting a cinco pontos

Ivan Del Val/Global Imagens

Evanilson, Uribe e Galeno marcaram os três golos da partida no Dragão.

Se Diogo Costa resolveu o problema atrás, Wanderson Galeno entrou na partida para voltar a resolver o jogo. O FC Porto venceu o Sporting por 3-0 e deixou o Sporting a cinco pontos da liderança.

Evanilson abriu o marcador na primeira parte e Galeno ganhou dois penáltis - convertidos por Uribe e pelo próprio - na segunda para resolver o jogo.

Nos dragões, Sérgio Conceição lança Bruno Costa e Otávio para os lugares de Namaso e Grujic. Quanto aos leões, vão ter Morita a substituir Matheus Nunes que saiu para o Wolverhampton.

A primeira oportunidade da partida surge para os leões aos 11 minutos. Jogada individual de Pedro Gonçalves pela esquerda, a bola sobra para Morita que remata ao poste.

Apesar da oportunidade, os dragões estão mais pressionantes na partida, ainda que não consigam criar nenhuma oportunidade flagrante de golo.

Aos 42 minutos surge o primeiro golo. Jogada coletiva do FC Porto pela direita, João Mário cruza para Taremi. O avançado e Adán disputam a bola que sobra para Evanilson. De baliza aberta, o brasileiro só teve de encostar para o 1-0. Os jogadores do Sporting queixam-se de falta do iraniano sobre o guarda-redes leonino.

A fechar a primeira parte, nova oportunidade para os leões. Cruzamento da esquerda e Trincão remata para uma grande defesa de Diogo Costa para canto. Na bola parada, Gonçalo Inácio cabeceia para nova intervenção do internacional português.

A partida chega ao descanso com a vantagem portista. O FC Porto foi a equipa que mais conseguiu construir jogadas de ataque, mas as melhores oportunidades foram do Sporting.

A segunda parte inicia com o Sporting a tentar assumir a posse de bola e o FC Porto a fechar atrás e a sair em contra-ataque.

Rúben Amorim e Sérgio Conceição mexem nas equipas ao mesmo tempo. No Sporting entram Nuno Santos e Rochinha para as saídas de Morita e Neto. O treinador portista troca Bruno Costa e Mehdi Taremi por Galeno e Eustáquio.

Aos 74 minutos grande revés para o Sporting. Grande jogada dos dragões a bola sobra para Galeno dentro da área sportinguista que sozinho e sem guarda-redes no caminho cabeceia para a baliza, mas Porro defende com as mãos. O árbitro marca penálti e expulsa o espanhol. Na conversão, Matheus Uribe engana Adán e faz o 2-0.

Perante a expulsão Rúben Amorim tira Edwards e Matheus Reis e entram St. Juste e Fatawu.

A melhor oportunidade do Sporting na segunda parte aparece com a equipa reduzida a dez. Zaidu falha a abordagem e isola Fatawu, mas Diogo Costa impede o golo do Sporting.

Aos 85 minutos, novo penálti para o FC Porto. Contra-ataque dos dragões rapidíssimo dos portistas, Galeno isola-se e sofre falta de Adán. O brasileiro assumiu a grande penalidade e não falhou: 3-0 para os dragões.

Os dragões ainda voltaram a marcar por Verón, mas o lance foi anulado pelo árbitro por falta na recuperação da bola.

A partida termina com 3-0, deixando os dragões na liderança do campeonato. Já o Sporting perde pontos novamente e já está a cinco pontos dos portistas com apenas três jornadas jogadas.

Onze do FC Porto: Diogo Cota, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Uribe, Bruno Costa, Otávio, Pepê; Taremi e Evanilson.

Onze do Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Neto; Pedro Porro, Morita, Ugarte, Matheus Reis; Trincão, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Veron, Galeno, Namaso, André Franco, Wendell, Toni Martínez e Eustaquio.

Suplentes do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Esgaio, Nazinho, Nuno Santos, Mateus Fernandes, Rochinha, Fatawu e Rodrigo Ribeiro.