Destaques

Juan Jose Marco: "O nosso propósito é construir Um Amanhã Melhor"

Os cigarros convencionais têm dado lugar aos produtos sem combustão, como os cigarros eletrónicos, os produtos de tabaco aquecido e os produtos modernos orais. O mundo está constantemente a mudar e o mercado está a mudar com ele.

A BAT, empresa líder mundial em multicategoria, está numa verdadeira jornada de transformação. Há mais de 100 anos que o negócio da British American Tobacco (BAT) é a produção de cigarros a nível mundial. Atualmente, os hábitos de consumo estão a mudar e a empresa está também a adaptar-se a uma nova realidade, através da aposta em Novas Categorias.

Juan Jose Marco, Diretor-geral da BAT para Portugal e Espanha, explicou à TSF a mudança de estratégia que a empresa está a ter com base na investigação e desenvolvimento por parte de 1.500 especialistas que têm apoiado e desenvolvido um diversificado portefólio de produtos alternativos para oferecer aos consumidores adultos.

"A BAT reconhece e dá conta que o mundo muda, razão pela qual está numa verdadeira jornada de transformação com o claro propósito de construir Um Amanhã Melhor, através da redução do impacto do seu negócio na saúde, construindo um modelo sustentável, num processo a longo prazo. É por isso que a BAT se tem dedicado ao desenvolvimento e à comercialização de alternativas sem combustão para consumidores adultos, como os produtos de tabaco aquecido" conta-nos Juan Jose Marco.

Esta é uma das razões pela qual a BAT lançou recentemente em Portugal um produto de tabaco aquecido e estabeleceu uma parceria com o Independent National Tobacco Group (INTG), que muito tem contribuído para o sucesso deste novo produto, uma vez que permite à empresa reforçar a sua atuação em Portugal. Estes dispositivos aquecem o tabaco e geram um aerossol com sabor a tabaco e nicotina que os consumidores adultos inspiram.

Mas, porquê Portugal? De acordo com Juan Jose Marco "o mercado português é hoje uma das principais prioridades da BAT na Europa. Há alguns anos que trabalhamos no desenvolvimento de produtos de Novas Categorias, com o objetivo de responder às necessidades dos nossos consumidores e apresentar uma nova alternativa sem combustão e agora podemos dizer que chegou a Portugal. Este país, onde já estamos presentes há 32 anos, apresenta níveis de consumo de produtos de tabaco aquecido muito acima da média europeia, o que faz com que este seja o momento perfeito para lançar o nosso novo produto de tabaco aquecido.

Por fim, mas não menos importante, Juan Jose Marco também explica à TSF que a ambição da BAT passa por: alcançar os 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030 e acelerar o crescimento das receitas de Novas Categorias, atingindo os 5 mil milhões de libras em 2025. A BAT tem feito um progresso positivo em direção a estas metas: aumentou o número de consumidores de produtos sem combustão em 2.1 milhões (durante o primeiro semestre de 2022), atingindo 20.4 milhões no final de 2021, e alcançou um crescimento de 51% em receita nas Novas Categorias.