A chegada do ciclone extratropical Danielle e as várias posições sobre a eventual criação de um imposto aos lucros extraordinários das grandes empresas estão entre as notícias que marcaram o dia.
As empresas do mercado livre da energia têm uma proposta que esperam ver aceite em Bruxelas: para atravessar a crise energética, querem, temporariamente, poder atuar como quem está no mercado regulado da luz e do gás.
Eurico Brilhante Dias garante que o PS não coloca "nada de parte" sobre o imposto aos lucros extraordinários das grandes empresas, mas apela a uma posição concertada na União Europeia, "para que ninguém saia prejudicado".
Já o líder do PSD, Luís Montenegro, reafirmou a oposição do partido à criação de um imposto aos lucros extraordinários das grandes empresas.
A Proteção Civil registou esta segunda-feira 165 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, enquanto os Bombeiros Sapadores assinalaram em Lisboa outras 106 ocorrências relacionadas com a chuva que caiu na capital.
A Associação Lisbonense de Proprietários considera que "o Governo declarou guerra aos proprietários" ao decidir que as rendas não poderiam subir mais de 2%, "muito abaixo da inflação que se espera que atinja os 9%", por isso preferem vender as casas do que arrendar.
Numa altura em que o debate sobre o apoio aos pensionistas sobe de tom, o antigo ministro da Segurança Social, José Vieira da Silva, fugiu ao tema, e concentrou-se na discussão da semana de quatro dias de trabalho. Numa intervenção nas jornadas parlamentares do PS, Vieira da Silva assume que "é um tema sensível", mas apelou ao Governo que abra a discussão.
O ex-presidente do PSD Rui Rio já entregou o pedido de renúncia ao mandato de deputado, enquanto o anterior líder parlamentar Paulo Mota Pinto pediu a suspensão por cinco meses, confirmou fonte da bancada.
Pelo menos três pessoas foram detidas durante o cortejo fúnebre da rainha Isabel II esta tarde na Escócia.
O jornalista e escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte recorda o amigo Javier Marías que morreu este domingo após o agravamento da doença pulmonar de que sofria.