Lifestyle

Abertura das talhas na Herdade do Rocim com programa alargado

D.R.

A presença de maior número de produtores nacionais e estrangeiros e a estreia das "Amphora Wine Talks" marcam o programa alargado da 4.ª edição do Dia de Abertura das Talhas, evento anual promovido pela Herdade do Rocim em tempo de celebração do S. Martinho.

O "Amphora Wine Days" agendado para o dia 12 de novembro e promovido pela Herdade do Rocim, em Cuba, no Baixo Alentejo, ganhou já um lugar muito particular no panorama dos eventos vínicos.

«Quando iniciámos este projeto em 2018 tínhamos em mente assinalar a tradição do vinho de talha, abrir as portas aos interessados e celebrar o momento da abertura das nossas ânforas. Lançámos o desafio a vários produtores, que responderam afirmativamente e vieram de todas as partes do mundo», explica Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim.

O sucesso da iniciativa não deixou de constituir uma surpresa:

«Admito que não pensava, nessa altura, e com uma pandemia pelo meio, que o Amphora Wine Day passasse a ter esta projeção e recetividade que cresceu de ano para ano», sublinha aquele responsável.

No dia 12 de novembro, entre as 14h00 e as 19h00 horas é esperado um milhar de visitantes na moderna adega daquele produtor alentejano, no dia de celebração do vinho de talha, produzido de modo artesanal há mais de 2000 anos sem recurso a tecnologia e com um sabor completamente diferente.

Conversas sobre um vinho diferente

Candidato a Património Mundial Imaterial da UNESCO, o vinho de talha é o tema das "Amphora Wine Talks", lideradas por Luís Lopes, jornalista da especialidade, que abordará as especificidades de um produto tão peculiar.

Este ano, quase cinco dezenas de produtores, entre portugueses e estrangeiros, vão marcar presença para dar a conhecer a autenticidade dos seus vinhos de talha numa experiência de enoturismo inigualável em que não faltam os excelentes produtos regionais e o Cante, expressão genuína da vivência alentejana.

O ponto culminante do programa acontece às 18.00 horas, com a entusiástica abertura das talhas, como manda a tradição.

Os ingressos podem ser adquiridos na "ticketline" pelo preço de 15 euros. Caso a lotação não esgote, será também possível efetuar a compra dos bilhetes no próprio dia, à porta da adega, por mais 2,50 euros, ou seja, 17,50 euros.