O nascimento do bezerro foi uma surpresa para os guardas locais, mas uma das fêmeas já trazia a cria do parque de origem e aumentou a população da espécie no espaço selvagem do Reino Unido.
Durante o passado mês de julho, três bisontes selvagens foram libertados no município de Kent, no Reino Unido, tornando-se os primeiros animais da espécie a habitar livremente em solo britânico após milhares de anos. Três meses depois, segundo o The Guardian, voltou a fazer-se história: nasceu a primeira cria após uma gravidez inesperada.
As três fêmeas chegaram ao destino, provenientes de parques da Irlanda e da Escócia, mas uma delas, sem ninguém esperar, trazia um quarto membro a bordo. Vários dias após serem libertadas na natureza, os guardas locais começaram a temer o desaparecimento de um dos elementos do grupo, mas, quando a encontraram, perceberam que estava num local isolado para dar à luz.
"Não vimos a fêmea durante vários dias e isso foi um alarme para nós, porque ela costuma ser muito confiante e a que assumia sempre a frente do grupo. Comecei a pensar que só queria que estivesse bem", revelou Tom Gibbs, um dos guardas dos bisontes.
O bezerro terá nascido a 9 de setembro, mas o anúncio foi adiado devido à morte da Rainha Isabel II no dia anterior. "Nós só queríamos ter a certeza de que a cria nascia saudável", concluiu.
Agora, o município de Kent espera a chegada de um touro, proveniente da Alemanha, cujo transporte foi adiado devido a problemas causados pelo Brexit, mas o processo deverá estar concluído no final de outubro.