Conheça os resultados dos sorteios que envolvem as equipas portuguesas nas competições europeias.
Os três grandes do futebol português já conhecem os adversários dos próximos jogos nas competições europeias. Na Liga dos Campeões, o Benfica vai defrontar o Club Brugge nos oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o FC Porto encontrará o Inter de Milão.
Do lado do Sporting, a sorte ditou que os leões encontrassem os dinamarqueses do Midtjylland no play-off da Liga Europa. O conjunto de Rúben Amorim, terceiro do Grupo D da Liga dos Campeões, atrás de Tottenham e Eintracht Frankfurt, e à frente do Marselha, joga o primeiro jogo em Alvalade, a 16 de fevereiro, e o segundo na Dinamarca, a 23.
Pela Liga Conferência Europa, o Braga ficou a saber que encontrará os italianos da Fiorentina. A equipa de Artur Jorge vai ter o primeiro jogo em casa, no Estádio Municipal de Braga, a 16 de fevereiro, e o segundo em Florença, a 23.
A deputada socialista Alexandra Leitão afirmou no domingo à noite, no programa da TSF e CNN "O Princípio da Incerteza", que o secretário de Estado Adjunto de António Costa, Miguel Alves, não esclarece na entrevista que deu deu à TSF e ao JN este fim de semana, o caso em que está envolvido, sobre o negócio do centro de exposições em Caminha. A ex-ministra chegou mesmo a criticar o secretário de Estado por usar o argumento de vitimização.
Pelo Egito, onde participa na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), António Costa desvalorizou o modo como o Presidente da República se dirigiu com avisos à sua ministra da Coesão Territorial sobre a execução de fundos estruturais, considerando que Marcelo Rebelo de Sousa tem "momentos de criatividade".
Questionado sobre o ritmo de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o primeiro-ministro mostrou-se tranquilo e frisou que quem tem responsabilidades executivas deve cumprir o plano sem ansiedades e sem preocupação de alimentar noticiários.
Além disso, Costa garantiu que Portugal vai continuar a contribuir para o fundo de transição energética e anunciou que o país vai aumentar de quatro para cinco milhões de euros a verba para apoiar a cooperação na transição energética dos países mais pobres, defendendo que está a fazer a sua parte.
Já António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, avisou que o "planeta está a enviar um sinal de sofrimento", numa mensagem vídeo enviada aos participantes na Cimeira do Clima COP27.
"Fim ao fóssil: Ocupa!" É este o nome do movimento que, a partir desta segunda-feira, vai ocupar seis escolas e universidades de Lisboa, com centenas de estudantes a exigir o fim dos combustíveis fósseis e a demissão do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Em declarações à TSF, Carolina Loureiro, aluna da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, explica os objetivos deste protesto.