Mundo

Supremo mantém medida Trump que bloqueia migrantes na fronteira dos EUA

Os Estados conservadores que pressionam para manter os limites aos requerentes de asilo apelaram ao Supremo Tribunal dos EUA Etienne Laurent/EPA

Defensores da imigração tentaram impedir a utilização do Título 42 para limitar quem pode pedir asilo.

A medida Trump que bloqueia os migrantes na fronteira dos Estados Unidos foi mantida pelo Supremo Tribunal. As restrições à imigração, frequentemente referidas como Título 42, foram postas em prática pelo ex-Presidente Donald Trump, em março de 2020, e impediram centenas de milhares de imigrantes de procurar asilo nos Estados Unidos nos últimos anos.

Os defensores da imigração tentaram impedir a utilização do Título 42 para limitar quem pode pedir asilo, dizendo que a política vai contra as obrigações americanas e internacionais das pessoas que fogem para os Estados Unidos para escapar à perseguição.

E argumentaram que coisas como vacinas e tratamentos para a Covid-19 tornaram a política antiquada. Por seu lado, os Estados conservadores que pressionam para manter os limites aos requerentes de asilo, estabelecidos durante o início da pandemia do novo coronavírus, apelaram ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Argumentaram que o levantamento do Título 42 levará a uma vaga de migrantes para os seus estados e fará recair sobre os serviços governamentais, como os cuidados de saúde ou a aplicação da lei.

Também acusam o governo federal de não ter qualquer plano para lidar com um aumento de migrantes.

Lusa