Mundo

Milhares em apoio do juiz Baltasar Garzon

Manifestação de apoio a Baltasar Garzon em Madrid EPA

Os manifestantes, que se organizaram através do recurso ao Facebook, querem apoiar o juiz que sentou Augusto Pinochet no banco dos réus e que agora é acusado de prevaricação.

Milhares de pessoas juntaram-se, este sábado, em várias cidades espanholas, para apoiarem o juiz Baltasar Garzon, acusado pela extrema direita de actuar fora das suas competências, ao abrir uma investigação sobre os desaparecidos durante o franquismo.

Os manifestantes, que recorreram ao Facebook para organizar estes ajuntamentos, dizem-se distantes da política e a favor das acções do juiz que sentou Augusto Pinochet no banco dos réus e que agora é acusado do crime de prevaricação.

Entre estes manifestantes, esteve o antigo primeiro-ministro Felipe Gonzalez que considerou que o que está a acontecer ao juiz Baltasar Garzon é «inexplicável» e «injusto».

«O que não se pode explicar não pode ser justo. Do que é ele é acusado não é um delito prevaricação», frisou o ex-chefe de governo espanhol.

De acordo com o jornal El Pais, estas manifestações extravaram mesmo o território espanhol, com manifestantes a juntaram-se em cidades como Paris, Londres, Buenos Aires e Lisboa.