O Teatro Nacional D. Maria II está em digressão, na grande Odisseia Nacional, e no final desta semana, de 27 de janeiro, está em Ponte de Lima, com Zoo Story, com língua gestual portuguesa.
Estreou na sala estúdio, no Teatro Nacional D. Maria II, Zoo Story, e agora está em digressão, é uma peça de Edward Albee, que Marco Paiva pega e transcreve para lingua gestual portuguesa. Num lugar, que não se sabe muito bem o que é e onde é, duas pessoa encontram-se. Peter e Jerry, na ideia inicial era um jardim, mas agora é noutro lugar qualquer, onde é preciso chegar a um entendimento naquilo que todos falamos.
Em cena duas pessoas que só falam em língua gestual portuguesa, dois atores que vestem estas duas personagens. dois homens que nesta história, agora encenada por Marco Paiva, são um homem e uma mulher.
Sentadas na sala, os espetadores tentam esta forma de se relacionarem, é o teatro a descobrir outros meios outras formas de comunicar. Todos os espetadores funcionam como se fosse uma personagem.
Fazer-se entender, com a palavra a estar ali nas mãos, sim é teatro e é possível, a palavra feita em gestos.
Edward Albee escreveu este encontro involuntário entre dois homens, que neste caso como já se disse é entre duas pessoas, um homem e uma mulher, e jerry que morre, no final, é agora a ficção que morre em cena, mas ficará esta maneira comunicar, que poderemos encontrar, outras formas de conversarmos.
texto Edward Albee. direção Marco Paiva, com Marta Sales, Tony Weaver, cenografia F. Ribeiro
figurinos José António Tenente, desenho de luz Nuno Samora, sonoplastia José Alberto Gomes
videoarte Mário Melo Costa, assistência de encenação Bárbara Pollastri, tradução para LGP Carlos Martins, produção executiva Nuno Pratas - Culturproject, coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de Artes de Águeda, Centro Cultural Vila Flor e Culturproject, parceria Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Projeto financiado pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes
Zoo Story, em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes, sexta feira 27 de janeiro, na grande odisseia do Teatro Nacional D.Maria II