O antigo diplomata chamou "javardo" ao treinador do FC Porto numa publicação no Twitter de março de 2019.
O Tribunal da Relação do Porto confirmou esta sexta-feira a condenação do embaixador Francisco Seixas da Costa pelo crime de difamação agravada, devido a ofensas ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.
Seixas da Costa tinha sido condenado no dia 26 de setembro de 2022 a pagar uma multa de 2200 euros e uma indemnização civil por danos de seis mil euros, tendo apresentado recurso da decisão judicial. A ação foi agora rejeitada pelo Tribunal da Relação do Porto.
"Nos termos e pelos fundamentos expostos, acordam os juízes do Tribunal da Relação do Porto em negar provimento ao recurso interposto pelo arguido Francisco Manuel Seixas da Costa e, consequentemente, confirmar a sentença recorrida", lê-se na decisão.
Em causa está uma publicação no Twitter datada de março de 2019, na qual o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, entre 1995 e 2001, chamou "javardo" a Sérgio Conceição.
No recurso, a defesa afirmava que o antigo diplomata falava de Sérgio Conceição "enquanto treinador, não enquanto pessoa" e que se limitava "criticar publicamente outrem que se expõe no espaço público e mediático".