O crítico e promotor do jazz em Portugal tinha 84 anos.
José Duarte, uma das grandes figuras do jazz português, morreu esta quinta-feira, aos 84 anos. A notícia foi avançada pela Antena 1.
Em declarações à TSF, Leonel Santos, editor do site Jazz Logical, lembra José Duarte como "o rosto do jazz em Portugal", que tinha uma "forma única de comunicar".
José Duarte, crítico e promotor do jazz em Portugal, deixa um intenso legado nesta área musical.
O seu programa "Cinco Minutos de Jazz", atualmente emitido na Antena 1, é o mais antigo da rádio portuguesa. A primeira emissão foi em 1966, na Rádio Renascença, e, em 2014, o recebeu o Prémio Autores da SPA para Melhor Programa de Rádio.
Em 1958, José Duarte cofundou o Clube Universitário de Jazz. No mesmo ano, criou o programa "O Jazz", na Rádio Universidade.
"A menina dança?", "Jazz com brancas", "À volta da meia-noite" foram outros dos programas de rádio a que esteve ligado.
Na televisão, na RTP2, José Duarte apresentou "Outras Músicas", a partir de 1990 e durante cerca de três anos, e "Jazz a Preto e Branco", em 2001.
José Duarte "é sinónimo de jazz"
Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa homenageia José Duarte evocando o seu percurso.
"Em sucessivos programas e rubricas de rádio e televisão, mas também enquanto professor, conferencista, divulgador, dinamizador, José Duarte marcou decisivamente a receção portuguesa das "outras músicas".
O Presidente da República recordou também o trabalho de José Duarte na fundação do Clube Universitário de Jazz e depois com a criação do programa Cinco Minutos de Jazz, o mais duradouro da rádio portuguesa.
"Por essa militância e entusiasmo inimitáveis foram-lhe atribuídas, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito." lembrou Marcelo Rebelo de Sousa, enviando também à família de José Duarte, "sentido pêsames".