Mundo

Berlusconi confiante que vai conseguir "ultrapassar" leucemia

(FILES) In this file photo taken on September 22, 2022 Forza Italia leader Silvio Berlusconi speaks on stage on September 22, 2022 during a joint rally of Italy's right-wing parties Brothers of Italy (Fratelli d'Italia, FdI), the League (Lega) and Forza Italia at Piazza del Popolo in Rome, ahead of the September 25 general election. - Former Italian Prime Minister Silvio Berlusconi was in intensive care on April 5, 2023 for heart problems, a member of his entourage told AFP. (Photo by Alberto PIZZOLI / AFP) AFP

Silvio Berlusconi sofre de uma infeção pulmonar associada à "leucemia mielomonocítica crónica da qual sofre há algum tempo", segundo os seus médicos.

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi admitiu que é difícil ver-se confrontado com uma leucemia, mas assegurou que ultrapassará a doença, como já fez noutros momentos da vida.

"É duro, mas desta vez vou ultrapassar novamente. Mesmo em situações difíceis e delicadas consegui recuperar, afirmou Silvio Berlusconi, que tem leucemia e está nos cuidados intensivos, citado pelo diário Il Giornale na sua edição desta sexta-feira.

O ex-primeiro-ministro e magnata dos media falava por telefone com Augusto Minzolini, editor do antigo jornal da família Berlusconi.

Berlusconi tem vindo a receber tratamento na unidade de cuidados intensivos do Hospital de San Raffaele, em Milão, desde quarta-feira, por leucemia crónica e uma infeção pulmonar.

O magnata dos media de 86 anos "descansou bem e está a reagir bem ao seu tratamento", disse também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, na televisão Rai 3.

Tajani é o número dois do partido Forza Itália, de Silvio Berlusconi, que faz parte do governo de coligação liderado por Giorgia Meloni.

Apelidado de "o imortal" pela sua longevidade na política e reeleito para o Senado em 2022, Silvio Berlusconi sofre de uma infeção pulmonar associada à "leucemia mielomonocítica crónica da qual sofre há algum tempo", segundo os seus médicos.

Os apoiantes do clube de futebol Monza de Berlusconi penduraram uma faixa nos portões do hospital: "Coragem Silvio! Monza está convosco".

O antigo primeiro-ministro e senador Matteo Renzi (centro), rival político de Berlusconi de longa data, publicou hoje de manhã uma mensagem de apoio no Twitter: "Coragem Silvio! Esperamos por si a sorrir no Senado".

Berlusconi, um dos homens mais ricos da península com uma fortuna estimada pela Forbes em 6,4 mil milhões de euros, tem entrado e saído do hospital nos últimos anos.

No mês passado, o bilionário passou quatro dias no mesmo hospital e teve alta há uma semana.

Silvio Berlusconi entrou na política em 1994 e foi primeiro-ministro durante um total de nove anos. Apesar de uma série de escândalos sexuais e de processos judiciais que mancharam a sua imagem, manteve um lugar especial no coração de muitos italianos.