Cultura

Nómadas, no Bando.

Créditos Reservados

Nómadas, é novo espetáculo, do Teatro O Bando, dentro do projeto internacional PLAY ON, e está em Vale de Barris, Palmela.

Nómadas, parte de um conto da escritora polaca, prémio Nobel da Literatura em 2019, Olga Tokarczuk, que João Neca adaptou para o palco, fez a dramaturgia, e encena, é já uma prática do Bando.

Duas mulheres, numa grande cidade. Uma tem uma vida convencional, com marido, que esteve na guerra e um filho com problemas de saúde e outra que vive na rua, andrajosa, não se conhecem, mas vêm-se todos os dias, a caminho da vida rotineira que tem.

partir daqui tudo começa, com essa relação de cumplicidade entre estas duas mulheres.

Neste ponto, João Neca convocou o sociólogo Zygmunt Bauman, para esta ideia de liberdade e segurança, e aqui que entra a outra personagem do espetáculo, um robot, uma máquina transparente, sim! Onde se vê tudo e nada se percebe.

Neste caso há todo um mundo para expor, para falar em voz alta, num espetaculo onde o publico por vezes está em cima do palco, outras está na plateia, nesse jogo que João Neca quer fazer para alterar a relação que todos temos numa sala de espetaculos, somos livres ou seguros? É a pergunta!

Cenografia RUI FRANCISCO

desenho vídeo e tecnológico ELENA TILLI

figurinos e adereços CATARINA FERNANDES

robótica CARLOS CARRETO

música e desenho de som NICO YURGAKI

desenho de luz JOÃO NECA e RITA LOUZEIRO

assistência à direcção artística RAUL ATALAIA

apoio à corporalidade CATARINA CÂMARA

investigação NUNO ATALAIA

produção DIANA MARTINS

M/6

criação TEATRO O BANDO no âmbito do projecto europeu PLAY ON

parceria INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA, CISTIFELLEA e ASSOCIAÇÃO CRESCER

Nómadas, espetaculo do O Bando, em Vale de Barris, Palmela, de quinta-feira a sábado às 21h00 e domingo às 17h00, até 14 de maio.