Mundo

Suspeitos de planear ataque terrorista detidos na Bélgica

Artur Machado/Global Imagens (arquivo)

Três dos sete detidos têm nacionalidade belga.

A polícia belga deteve esta quinta-feira sete suspeitos de colaborarem com o Estado Islâmico e de prepararem um "ataque terrorista".

Em comunicado citado pela AFP, as autoridades do país revelaram que todos os suspeitos são de etnia chechena, três deles têm nacionalidade belga e que "o alvo do ataque planeado não foi determinado ao certo", embora tenham sido discutidos "vários cenários".

"São todos suspeitos de preparar um ataque terrorista na Bélgica", disse a Procuradoria federal em comunicado, depois da operação acompanha por unidades de polícia de elite em nove moradas das cidades de Ostende, Ghent e Menen.

De acordo com a nota, o juiz de instrução pode acusar os sete detidos de "tentativa de assassinato terrorista, participação em atividades de grupo terrorista e preparação de um ataque terrorista".

Em março de 2016, Bruxelas, a capital belga, foi palco de um duplo atentado reivindicado pelo EI que matou 32 pessoas.

Os ataques com explosivos (um no aeroporto de Bruxelas e outro numa estação de metro) foi perpetrado pela mesma célula que realizou os atentados de 13 de novembro de 2015 em França, onde causaram morreram 130 pessoas.

Gonçalo Teles com agências