Mundo

Morreu a cantora brasileira Rita Lee

O concerto de Rita Lee no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 2008 Gonçalo Villaverde (arquivo)

Artista tinha 75 anos e o velório público acontece esta quarta-feira.

A cantora brasileira Rita Lee morreu esta segunda-feira aos 75 anos, anunciou a família em comunicado publicado nas redes sociais da cantora.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", lê-se na comunicação divulgada ao público.

O velório da artista, que será aberto ao público, decorre esta quarta-feira no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, das 10h às 17h.

O corpo será depois cremado, anunciou também a família, numa cerimónia particular.

Nascida em São Paulo a 31 de dezembro de 1947, foi diagnosticada com cancro do pulmão em 2021, cumpriu tratamentos e, em abril de 2022, o filho Beto Lee anunciou que Rita Lee estava "curada".

Retirou-se dos palcos em 2013, já depois de uma digressão no ano anterior em que celebrava os 45 anos de carreira e que devia ter servido de despedida, não tivesse sido detida.

Conta a Folha de São Paulo que, no que seria um dos últimos concertos, ao ver a polícia abordar membros do público que estavam a fumar maconha (canábis), Rita Lee interrompeu o concerto.

"Me dá esse baseadinho (charrinho) que eu vou fumar aqui e agora. Seus cafajestes, filhos da puta", terá dito aos agentes no local. Foi levada à esquadra para prestar depoimentos.

Assim, foi preciso remarcar a despedida dos palcos: aconteceu a 25 de janeiro de 2013, no Anhangabaú, em São Paulo. Desde aí, viveu numa casa de campo com Roberto de Carvalho, companheiro de vida desde 1976, e com cães, gatos e animais como jibóia ou a jaguatirica, um felídeo de porte médio.

No seu epitáfio deverá ler-se, como escreveu na sua autobiografia: "Ela não foi um bom exemplo, mas era gente boa."

"É exemplo de liberdade"

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, lamentou a morte de Rita Lee e afirmou, numa mensagem publicada no Twitter, que a artista "jamais será esquecida".

Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória.

Rita ajudou a transformar a...

- Lula (@LulaOficial) May 9, 2023

Já em declarações à TSF, a cantora Capicua confessou a sua admiração por Rita Lee: "Um exemplo de mulher, de artista, de mulher livre, de artista revolucionária (...). Ela é exemplo de liberdade."

"Será sempre uma referência eterna", afirmou Capicua, acrescentando que a artista brasileira e a sua "visão fora da caixa" inspiram-na.

Também Paulo Pimenta, fotojornalista do jornal Público, recordou à TSF a "alegria" e a "força" de Rita Lee.

"Foi um momento mágico ter tido a oportunidade de a fotografar no Coliseu do Porto e de a ter visto com aquela pujança toda, com aquela energia e alegria que ela tinha", disse Paulo Pimenta.