Artes

Personagens de «Avatar 2» serão inspiradas em seres do lago Baikal

O cineasta canadiano James Cameron, que celebrou o 56º aniversário num submarino russo nas águas do Baikal, revelou que no fundo desse lago siberiano encontrou novas ideias para personagens da sequela do seu último êxito, «Avatar».

Segundo o realizador e produtor cinematográfico, em entrevista ao canal de televisão Rossía-24, no fundo do Baikal, que é o lago mais profundo do planeta, «há umas criaturas muito pequenas, mas se as aumentarmos obteremos uns seres muito interessantes».

Com uma superfície de 31 500 quilómetros quadrados, 636 quilómetros de comprimento e 23 400 quilómetros cúbicos de água, o lago Baikal ultrapassa largamente o volume conjunto de água dos cinco Grandes Lagos dos Estados Unidos e Canadá.

O Baikal alberga 848 espécies de animais que não existem em mais nenhum local do mundo, como a "golomianka", um peixe vivíparo que habita a mil metros de profundidade, ou o "epishura", um caranguejo de apenas um ou dois milímetros de comprimento.

Cameron, realizador de filmes como «Exterminador», «Aliens» e «Titanic», mergulhou nas águas do lago no submarino Mir-1, pilotado pelo seu amigo russo Anatoli Sagalévich, oceanógrafo e presidente da Fundação de Protecção do Baikal.

O cineasta chegou à região siberiana de Irkutsk, onde se situa o lago Baikal, acompanhado da mulher, Susan Amis, da escritora Maria Wilhelm, autora do livro «Avatar», e dos oceanógrafos norte-americanos Sylvia Earle e Michael McDowell.