Mundo

Pelo menos 120 mortos e 850 feridos em acidente de comboio na Índia

Photo by Johannes Plenio on Unsplash (arquivo)

Várias carruagens descarrilaram na sequência da colisão com um comboio de mercadorias.

Pelo menos 80 pessoas morreram e 850 ficaram feridas na sequência de um acidente de comboio em Odisha, no leste da Índia.

De acordo com a agência de notícias AFP, várias carruagens de um comboio de passageiros descarrilaram em Balasore, a cerca de 200 quilómetros da capital do estado indiano de Bhubaneswar. O descarrilamento ocorreu na sequência de uma colisão com um comboio de mercadorias.

Segundo o presidente da região de Odisha, Pradeep Jena, citado pela AFP, haverá um segundo comboio de passageiros envolvido no acidente.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, já apresentou as condolências às famílias das vítimas.

"Nesta hora de dor, os meus pensamentos estão com as famílias. Que os feridos se recuperem logo", escreveu o primeiro-ministro indiano, numa publicação na rede social Twitter.

O porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma, explicou que o choque deu-se por volta das 19h00 locais, e que as carruagens que ficaram em sentido contrário foram depois abalroadas por um comboio de passageiros que seguia a alta velocidade.

Mais de 15 equipas de bombeiros, 30 médicos, 500 polícias e 75 ambulâncias foram mobilizadas para o local, anunciaram as autoridades, salientando que as operações de resgate vão continuar, apesar de já ser noite cerrada em Odisha.

A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

Os acidentes são comuns no país, e de acordo com os dados do Gabinete Nacional do Registo Criminal, em 2020 houve 13.018 acidentes, nos quais morreram 11.986 pessoas e outras 11.127 ficaram feridas, com as colisões a serem responsáveis por 70% dos sinistros.

Em agosto de 1995, dois comboios colidiram perto de Nova Deli, matando 358 pessoas, naquele que foi o pior acidente ferroviário da história da Índia, país onde a maioria destes acidentes é atribuída a erro humano ou a equipamento de sinalização obsoleto.

Notícia atualizada às 23h05