João Dias da Silva entende que só se alcançará o sucesso educativo com «medidas políticas consistentes» e não apenas através do «anúncio de metas».
O secretário-geral da Federação Nacional de Educação considerou que as metas para o sucesso escolar delineadas pela ministra Isabel Alçada vêem lembrar que não basta uma carta de intenções e que é absolutamente necessário aplicar políticas.
Na opinião de João Dias da Silva, só com a «adopção de medidas que impõem recursos humanos e materiais» se pode «promover o sucesso educativo» e que só com escolas com menos alunos se poderá obter melhores resultados.
Este dirigente da FNE recordou que o ministério da Educação fala bastantes vezes do caso da Finlândia como um exemplo de bons resultados a nível escolar, país onde não existem escolas com dois a três mil alunos, mas sim com uma «dimensão máxima de 600 alunos».
«O que queremos que aconteça é que se promova o sucesso não apenas através do anúncio de metas, mas que haja medidas políticas que sejam consistentes com a procura desses objectivos», concluiu João Dias da Silva.