Moneris Visão de Futuro

A importância dos valores numa empresa

DR

Os valores são um guia orientador, que diferencia a atuação de cada empresa no mercado, definindo a sua cultura, modus operandi, identidade, pulsação e ADN. Representam um compromisso para cada colaborador e caracterizam-se por serem duradouros e transversais.

Identificar e promover os valores de uma organização de forma contínua e regular é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Os valores são um guia orientador, que diferencia a atuação de cada empresa no mercado, definindo a sua cultura, modus operandi, identidade, pulsação e ADN. Representam um compromisso para cada colaborador e caracterizam-se por serem duradouros e transversais.

Enquanto unidades de negócio, somos os agentes de desenvolvimento local, de proximidade, pelo que tudo o que fazemos tem impacto nas comunidades. Por isso, vemos muitas vezes valores associados à responsabilidade social corporativa, que define a transparência e integridade na estratégia que define para atingir os seus objetivos.

Esta componente tem ganho uma importância acrescida com a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho, uma geração muito sensível ao impacto das ações das empresas no meio ambiente e no meio social.

Segundo dados da Mashable, 60% querem que os seus empregos afetem o mundo de forma positiva, enquanto cerca de 76% mostram preocupação com o impacto que a humanidade terá no planeta.

Uma geração inovadora e com um maior sentido de autonomia.

Neste contexto, é necessário que as organizações repensem e definam a sua atuação na área da responsabilidade social, com valores alinhados com as preocupações desta nova geração de trabalhadores, especialmente nesta fase em que a atração e retenção de talento formam um dos maiores desafios das organizações.

Com valores fortes e bem definidos, alcançamos níveis elevados de credibilidade, confiança e robustez para seguirmos num mercado cada vez mais volátil e não menos exigente e competitivo.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Margarida Morgado (moneris)