A comunidade ucraniana em Coimbra juntou-se hoje para celebrar os 32 anos da independência do país.
Algumas dezenas de ucranianos marcharam esta tarde da Praça 8 de Maio até ao Pavilhão Centro Portugal para assinalar os 32 anos da independência da Ucrânia. Olga Filipova, da organização, sublinhou ser importante a comunidade estar unida para assinalar a data.
"Lembrar que esta independência não foi fácil de conquistar e que ainda estamos a lutar pela independência. Se calhar ainda vai ser alguns anos de luta, esperamos meses, mas tudo indica que poderá demorar mais".
Neste dia, a comunidade quis também "lembrar as vítimas da guerra" e "a importância da Ucrânia independente, não só para a Ucrânia e para os ucranianos, mas para o mundo inteiro".
À TSF, Olga Filipova agradeceu ainda o apoio de Portugal e dos portugueses, sublinhando a visita do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao país.
"Ainda hoje o presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Ucrânia, falou em ucraniano e foi muito comovente. Nós agradecemos este apoio e gostávamos de pedir para continuarem a apoiar-nos e não esquecer que estamos em guerra e queremos vencer".
Para a ucraniana "qualquer visita de pessoas da Europa ou dos Estados Unidos tem enorme significado, mas neste dia principalmente, a falar ucraniano e a desejar vitória à Ucrânia foi muito emocionante e teve muito significado". "Muito obrigada", acrescentou.
A marcha dos ucranianos terminou com a comunidade reunida em círculo, de mãos dadas, e a ouvir uma canção antiga que alude à luta da independência.
Para Tetyana Bondarets, há 20 a viver em Portugal, esta canção reflete o "sentimento muito profundo de orgulho pela Ucrânia e o sentimento que nós temos de continuar a nossa luta pela independência da nossa Ucrânia neste momento".
"Embora longe da Ucrânia, mas o meu coração está sempre com a minha Ucrânia".
Para Tetyana Bondarets o dia de hoje tem muito significado: "mesmo lutando, mesmo tendo guerra no nosso território, estamos a dar valor grande à independência da Ucrânia".