Para a autarquia, a ARS Norte tomou uma decisão burocrática que desrespeita as necessidades das pessoas de um concelho do Interior. Em causa está o fecho do atendimento nocturno do SAP.
A Câmara Municipal de Vieira do Minho acusou, esta quarta-feira, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte de desrespeito profundo pelos poderes democráticos de Vieira do Minho, com uma decisão burocrática que desrespeita as necessidades das pessoas de um concelho do Interior.
A autarquia denuncia ainda o que chama de comportamento inaceitável num país democrático por parte da ARS Norte e de quem a tutela.
A ARS Norte confirmou, esta quarta-feira, à autarquia o fecho do serviço de atendimento nocturno em Vieira do Minho, começando por lembrar que entre a meia-noite e as 08:00 horas apenas quatro a cinco utentes recorrem ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), o que exige, para além da presença de um médico, um enfermeiro e um assistente operacional, o pagamento de horas extras.
No comunicado, fica claro que a ausência de recursos humanos é um entrave para manter as portas do serviço a funcionar durante a noite.
A ARS Norte explica que os utentes que se deslocam ao Serviço de Atendimento Permanente em situação de urgência acabam por ser reencaminhados para o hospital, o que pode representar uma perda de tempo que coloca muitas vezes em risco a vida dos doentes.
No comunicado é ainda referido que o SAP não responde a situações de emergência, uma vez que se trata apenas de um prolongamento do horário.
Por estas razões, a ARS Norte acredita que o encerramento do SAP vai permitir uma melhoria na qualidade dos cuidados de saúde, permitindo mesmo uma maior disponibilidade de consultas de medicina geral.
O presidente da Câmara de Vieira do Minho entende que esta decisão não cuida das necessidades da população e critica o facto de ter sido tomada sem consulta prévia à autarquia.
Jorge Dantas admite que possa haver protestos, aos quais a autarquia não deixará de se associar, mas por agora vai avançar com uma providência cautelar.
Para esta quarta-feira à noite está anunciada uma vigília em frente do Centro de Saúde, numa iniciativa do Bloco de Esquerda e também do PSD de Vieira do Minho.