Moneris Visão de Futuro

Conhece o sistema de incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico?

DR

Uma das principais características deste sistema de incentivos, no âmbito do Portugal 2030, é o foco na cooperação entre diferentes entidades, estimulando parcerias público-privadas e colaborações entre empresas e instituições de pesquisa.

No âmbito do Portugal 2030, o Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico assume uma importância crítica, uma vez que visa estimular o setor empresarial e as instituições de pesquisa a colaborarem no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que contribuam para a promoção da inovação, da competitividade e da sustentabilidade do país.

Uma das principais características deste sistema de incentivos é o foco nessa cooperação entre diferentes entidades, estimulando parcerias público-privadas e colaborações entre empresas e instituições de pesquisa. Isso contribui para uma abordagem holística da inovação, onde o conhecimento académico é aplicado na resolução de problemas do mundo real.

Os projetos apoiados por este sistema de incentivos devem englobar um conjunto de atividades que abranjam uma ou mais categorias de investigação e desenvolvimento de caráter fundamental e aplicado, com vista à prossecução de objetivos de caráter económico, científico ou técnico.

São elegíveis os custos com o pessoal técnico dedicado às atividades de I&D, bem como todas as despesas de investigação e de consultoria contratada a terceiros, custos de matérias-primas e de materiais, equipamentos, instrumentos, software, e ainda, despesas com a promoção e divulgação dos resultados do projeto.

Podem candidatar-se empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, centros de pesquisa, instituições de ensino superior e outras organizações que estejam comprometidas com a I&DT, no âmbito de uma ampla gama de setores, desde a indústria até a saúde, energia e ambiente.

O processo de candidatura é complexo e minucioso, exigindo um profundo entendimento das normas e dos critérios de elegibilidade, que exige um acompanhamento 360º de consultores especializados nestas matérias.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Ana Henriques (Moneris)