Desporto

Mundial 2018 é na Rússia

A Rússia venceu a organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018. A candidatura conjunta de Portugal e Espanha não conseguiu obter votos suficientes para ser a escolhida.

Tal como determinam os regulamentos, a Rússia foi escolhida após ter conseguido a maioria dos votos dos 22 membros do Comité Executivo da FIFA.

Na primeira votação, a candidatura da Inglaterra ficou pelo caminho, restando na segunda volta a Rússia e as candidaturas conjuntas de Portugal/Espanha e Bélgica/Holanda. Os russos venceram então, sem que fosse necessário realizar uma terceira votação.

É a primeira vez que a Rússia vai organizar um Campeonato do Mundo de Futebol. O país já esteve presente em 9 edições do Mundial, sete delas enquanto URSS.

A candidatura russa apresenta um orçamento de 2800 milhões de euros para 16 estádios, 13 deles a construir e três que serão alvo de remodelações. O campeonato deverá realizar-se em 13 cidades russas, gerando uma receita estimada de 3,1 milhões de euros só em bilhetes.

Na mesma cerimónia, que decorreu no centro de congressos de Zurique, a Federação Internacional de Futebol atribuiu a organização do Mundial de 2022 ao Qatar.