Moneris Visão de Futuro

Benefícios para empresas e ambiente na compra de carros elétricos

DR

Além da dedução total do IVA na compra e na eletricidade usada para o carregamento, os carros 100% elétricos adquiridos por empresas estão isentos de Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação.

Os incentivos à compra de veículos elétricos foram criados com o objetivo de promover a transição para uma mobilidade sustentável, que se pretende tenha um impacto positivo na redução de emissões de carbono.

Em Portugal, têm sido implementados, nos últimos anos, algumas medidas de incentivo à compra de carros elétricos, que sofreram algumas alterações em 2023.

Na aquisição de carros totalmente elétricos, que sejam consideradas viaturas ligeiras de passageiros e cujo valor de aquisição não exceda os 62.500 euros, há lugar à dedução total do IVA, quer nas despesas relacionadas com a aquisição, quer também na eletricidade utilizada para o seu carregamento.

Adicionalmente, os carros 100% elétricos adquiridos por empresas estão ainda isentos de Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação.

No que respeita à Tributação Autónoma, se até final de 2022 os carros 100% elétricos para empresas estavam isentos, a para partir de 1 de janeiro de 2023, os veículos elétricos com valor de aquisição igual ou superior a 62.500 euros passaram a ser tributados a uma taxa autónoma de 10%.

Ainda no que respeita a benefícios fiscais, os gastos relativos às depreciações das viaturas ligeiras de passageiros elétricas são aceites como gasto fiscalmente dedutível, até ao custo de aquisição de 62.500 euros.

Portugal e a União Europeia assumiram importantes e ambiciosos compromissos ambientais, que visam garantir uma Europa sem emissões de carbono em 2050. Para isso, são prioritárias medidas que visam a descarbonização nos transportes, matérias-primas e energia. As empresas terão um papel muito relevante na transição energética, e por isso há oportunidades muito relevantes de otimização fiscal e incentivos diretos à adoção de energias verdes. Informe-se com o seu consultor.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Silvia Varela (Moneris)