Vida

Tornado feriu 42 pessoas, quatro com gravidade (actual.)

O tornado feriu 42 pessoas, quatro com gravidade, incluindo uma criança. É o balanço da Emergência Médica sobre o vendaval que atingiu Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.

As regiões de Tomar e Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, e Sertã, em Castelo Branco, foram as zonas atingidas pelo vendaval que deixou um rasto de destruição. 

A Emergência Médica diz que 42 pessoas ficaram feridas, quatro com gravidade, incluindo uma criança.

Joaquim Chambel, comandante da Protecção Civil de Santarém, explica que a passagem deste tornado na zona do Ribatejo provocou muitos estragos.

O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, afirma, em declarações à TSF, que mais de 100 casas e 50 carros ficaram danificados, realçando que se registam prejuízos de «milhares e milhares de euros, para não falar de milhões de euros».

«Para se ter uma ideia da destruição há pinheiros que parecem ter sido triturados», adianta.

Jacinto Lopes afirma ainda que um casal de idosos ficou desalojado.

Em Tomar, perto de duas dezenas crianças do jardim-escola João de Deus sofreram ferimentos ligeiros e escoriações O caso mais grave refere-se a uma criança que partiu uma perna.

António Carvalho, da Associação de Jardins-escola João de Deus, explica «que o telhado voou e partiram-se as janelas. No meio desta situação tivemos algumas crianças com pequenos ferimentos e a que teve o ferimento mais grave ficou com uma perna partida», explica.

A directora do jardim-escola, Alzira Peralta, diz que as crianças entraram em pânico e que a situação foi assustadora.

O presidente da Câmara de Tomar, Côrvelo de Sousa, diz que está a fazer um levantamento dos estragos na cidade.

«Houve um tornado que passou por Tomar e que fez estragos ao longo de alguns quilómetros, algumas árvores foram deitadas abaixo. No jardim-de-infância os miúdos não sofreram nada de grave. Estamos a fazer o levantamento para depois entrarmos na fase de apoiar as pessoas para terem casa onde dormir hoje», afirma.

Uma testemunha, Cristina Fonseca, que fez a viagem de Tomar para Ferreira do Zêzere, ouvida pela TSF diz que «está tudo destruído».

As comunicações telefónicas para Tomar estão muito complicadas. Há também postes de electricidade e árvores arrancados.

Maria Antónia Fonseca, porta-voz da EDP, explica que uma torre da sub-estação da Sertã caiu, ficando fora de serviço e uma sub-estação perto de Tomar foi desligada o que está a ter consequências no fornecimento de energia.

Os bombeiros voluntários da Sertã, já no distrito de Castelo Branco, garantiram à TSF que na região se registaram danos avultados.

Numa estrada da Sertã, Maria do Céu Rafael foi apanhada pela fúria dos ventos e apanhou um grande susto. Esta testemunha não conseguia travar o carro, que abanava por completo e depois sentiu um grande estrondo quando um dos vidros do veículo rebentou.

[youtube:dR9H8V8nm4k]

Veja outro vídeo do tornado em Tomar:

[youtube:KrZOHhGVPY8]