Desporto

Leão tirou dois penáltis do Pote, mas apanhou susto no caminho. Sporting vence Rakow na Liga Europa

Pedro Gonçalves bisou de penálti Patrícia de Melo Moreira/AFP

Veja os golos. Pedro Gonçalves bisou de grande penalidade.

Parecia que ia ficar fácil para os leões, mas levaram com um pequeno susto antes de sorrir. O Sporting venceu esta quinta-feira o Rakow por 2-1, na quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa.

O penálti convertido por Pedro Gonçalves e a expulsão de Racovitan logo nos primeiros minutos indiciavam uma partida tranquila para a equipa leonina. No início do segundo tempo houve novo penálti e novo golo de Pedro Gonçalves, mas, quando tudo parecia definido, Rundic assustou Alvalade ao reduzir a diferença no marcador.

Com a vitória na mira, os leões entraram mais fortes e, depois de várias aproximações à baliza polaca, os leões chegaram mesmo ao golo.

Subido à área adversária, St. Juste foi agarrado por Racovitan e o árbitro assinalou grande penalidade, tendo expulsado o defesa do Rakow. Pedro Gonçalves foi chamado à marca de penálti e fez o golo.

Com mais um homem em campo, os leões tomaram conta do jogo por completo. No entanto, o domínio não significava claras oportunidades para ampliar a vantagem. Dos restantes minutos até ao intervalo, destacaram-se duas jogadas individuais de Marcus Edwards, mas sem que o inglês conseguisse enganar Kovacevic.

No final dos primeiros 45 minutos, os leões somavam nove remates contra apenas um dos polacos e dominavam praticamente todas as estatísticas.

No regresso ao relvado, o árbitro apitou para o reinício e Paulinho fez logo o gosto ao pé. O avançado apareceu isolado perante Kovacevic e rematou para o fundo das redes, mas o golo não contou, devido a fora de jogo.

Aos 51 minutos, e após revisão no VAR, o árbitro da partida voltou a assinalar uma grande penalidade, depois de Rundic ter cortado um cruzamento de Edwards com o braço. Na conversão, Pedro Gonçalves voltou a assumir e a marcar. O português voltou a rematar para o mesmo lado e Kovacevic atirou-se para o outro, tal como aconteceu na primeira parte.

Aos 56 minutos e com o jogo aparentemente resolvido, Rúben Amorim lançou Matheus Reis, Fresneda e Hjulmand, tirando Pedro Gonçalves, Inácio e Ricardo Esgaio.

Os leões continuavam por cima, mas foram surpreendidos pela equipa polaca aos 71 minutos. Num livre estudado, o Rakow chegou ao empate, com Milan Rundic a aproveitar uma defesa incompleta de Adán para reduzir a desvantagem.

Após o golo, os leões tiveram algumas oportunidades para voltar a colocar a vantagem em dois golos de diferença, mas sem a eficácia necessária. Contudo, com o apito final a aproximar-se o Rakow passou a arriscar mais e a tentar chegar ao empate, mesmo com menos um jogador em campo.

Apesar do assédio possível dos polacos nos últimos minutos, o resultado não se alterou. O Sporting venceu por 2-1 e garantiu três pontos importantes na luta pelo acesso à fase a eliminar da Liga Europa. Nas contas do grupo do grupo D, os leões sobem ao segundo lugar, a três pontos da líder Atalanta.

Onze do Sporting: Adán, St. Juste, Coates, Inácio, Esgaio, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Nuno Santos, Edwards, Trincão e Paulinho.

Onze do Rakow: Kovacevic, Rundic, Racovitan, Tudor, Jean Carlos, Berggren, Kochergin, Plavsic, Yeboah, Crnac e Nowak.

O jogo é arbitrado pelo albanês Enea Jorgji, assistido por Denis Rexha e Ridiger Çokaj. O VAR é o espanhol Juan Martínez Munuera.

Suplentes do Sporting: Israel, Callai, Matheus Reis, Luís Neto, Essugo, Fresneda, Diomande, Hjulmand, Quaresma, Tiago Ferreira, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro.

Suplentes do Rakow: Tsiftsis, Lenderman, Kovacevic, Sorescu, Arsenic, Mras, Cebula, Kittel e Piasecki.

TSF