Veja os golos. O filho Conceição assistiu para o empate e marcou para a reviravolta.
Guimarães é a cidade berço, por ter sido onde nasceu Portugal e, nessa História, ficou célebre a batalha de S. Mamede, em que D. Afonso Henriques derrotou a mãe. Passados quase 900 anos e num estádio de futebol, Francisco Conceição emancipou-se para dar a vitória ao pai e treinador, Sérgio Conceição.
O FC Porto venceu este sábado o Vitória SC por 2-1, numa partida em que o número 10 dos portistas foi o mais decisivo. André Silva, na recarga de um penálti, colcou os vimaranenses em vantagem, mas Zaidu, assistido por Francisco, fez o empate. No segundo tempo, o jovem extremo dos dragões consumou a reviravolta e deu os três pontos aos portistas.
Na primeira parte, Diogo Costa foi fazendo o que pôde para evitar o golo da equipa da casa e bem que defendeu um penálti André Silva, aos 17 minutos, mas nada pôde fazer na recarga. Assim, os vimaranenses chegavam à vantagem relativamente cedo na partida.
O Vitória SC continuou a ser mais perigoso ao longo dos minutos seguintes, mas foram os dragões a marcar. Aos 39 minutos, Francisco Conceição, do lado direito, puxou a bola para o pé preferencial e cruzou para o segundo poste, onde Zaidu, mais alto do que o adversário, fez o empate.
A partida foi pouco depois para o intervalo com ambas as equipas a saírem frustradas. O Vitória SC por ter tido mais ocasiões de golo e não sair em vantagem e o FC Porto por precisar de vencer e de a exibição não condizer com as pretensões.
A equipa de Sérgio Conceição entrou melhor no segundo tempo e conseguiu mesmo chegar à vantagem aos 59'. Em contra-ataque, Francisco Conceição recebeu a bola na meia-direita, entrou na área, tirou um adversário do caminho e disparou em arco para o fundo das redes de Bruno Varela. Reviravolta consumada no Estádio D. Afonso Henriques.
No entanto, nem tudo eram rosas na segunda parte portista. Sérgio Conceição teve duas dores de cabeça com as saídas por lesão de Zaidu e Pepe por lesão.
Os vitorianos voltaram a pressionar mais alto, de forma a tentar chegar ao empate, mas não conseguiu causar suores frios a Diogo Costa em mais nenhum momento. Com a vitória, os dragões alcançam, provisoriamente, o Benfica no segundo lugar do campeonato e, de uma forma ou de outra, vai aproveitar o resultado do dérbi deste domingo para aproximar-se de pelo menos um dos rivais.
Onze do Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Jorge Fernandes, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Ricardo Magas, Tomás Händel, Dani Silva, João Mendes, Jota e André Silva,
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Francisco Conceição, André Franco e Evanilson.
Suplentes do Vitória SC: Charles, Manu, Safira, Nelson da Luz, Butzke, Zé Carlos, Toukara, Afonso Freitas e Nuno Santos.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Taremi, Galeno, Jorge Sánchez, Fran Navarro, Romário Baró e Gonçalo Borges.