Mundo

Pelo menos 228 pessoas desembarcaram nas Canárias desde domingo

Um barco de migrantes resgatado pelas organizações não-governamentais no Mediterrâneo AITA MARI - Proyecto Maydayterraneo

Esta segunda-feira de manhã, um navio das autoridades espanholas resgatou nove pessoas de origem subsariana.

Pelo menos 228 pessoas desembarcaram nas últimas horas em Lanzarote, El Hierro e Grã Canária, informaram os organismos espanhóis Salvamento Marítimo e Serviços de Emergência.

Na tarde de domingo foram resgatadas 39 pessoas originárias do Magreb (32 homens e sete mulheres) que se encontravam a bordo de embarcações precárias em águas internacionais, a 52 quilómetros a noroeste de Arrecife.

No mesmo porto foi rebocado um outro batel que tinha sido avistado ao final da tarde de domingo, mas o número de ocupantes desta embarcação ainda não foi divulgado.

Durante a noite desembarcaram em El Hierro os ocupantes de duas lanchas: na primeira viajavam 63 cidadãos de origem subsariana e na segunda 117 pessoas.

Esta segunda-feira de manhã, um navio das autoridades espanholas resgatou nove pessoas de origem subsariana que se encontravam a bordo de uma embarcação precária a 241 quilómetros a sul da Grã Canária.

Estas nove pessoas tinham sido avistadas inicialmente por um petroleiro em rota para o Brasil.

Lusa