Sociedade

Furto de azeitonas "cresceu muito". Autarca pede ajuda à GNR e condena quem compra

Leonel de Castro/Global Imagens

O presidente da câmara de Moura pede ajuda às autoridades para garantir a segurança das pessoas e bens durante a apanha da azeitona.

A Câmara Municipal de Moura quer que militares da GNR estejam mais atentos à campanha de apanha da azeitona, que decorre nesta altura.

Depois de, no domingo passado, um agricultor do concelho ter sido agredido quando tentava impedir um furto, o presidente da autarquia, Álvaro Azedo, pediu o reforço do patrulhamento.

Com o aumento do preço da azeitona, os furtos têm crescido mais do que o habitual, diz à TSF. "É uma tentação maior e, obviamente, as situações de furto de azeitona cresceram muito."

Além disso, quem compra azeitona furtada também sai beneficiado com este crime, lamenta o autarca.

"Há aqui uma equação que importa resolver que é identificar também quem compra a azeitona. Quanto a mim, também configura um crime", defende.

"Precisamos de mais de mais militares, precisamos de mais acompanhamento", apela o presidente da câmara de Moura.

Além disso, há um período crítico a que a GNR deve estar mais atenta: "Normalmente, o furto de azeitona dá-se a partir do final da tarde (...) porque é a hora a que os trabalhos no campo terminam", explica.

"É importante que se transmita uma sensação de segurança e de paz durante a durante a campanha e que os nossos agricultores possam descansadamente fazer aquilo que fazem tão bem, que é produzir o melhor azeite do país."